TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A MANIFESTAÇÃO DA DISSOCIAÇÃO COGNITIVA

Leon Festinger, estudando psicologia social, nos livros When Prophecy Fails de 1956 e no livro A Theory of Congnitive Dissonance de 1957, analisou um fenômeno humano que contempla as ideias formadas com as contradições postas diante delas.

O fenômeno chamado de Dissonância Cognitiva foi bem explicado por J. Gager (especialmente nas religiões) conforme citação de Raza Aslan no seu livro Zelota. Diz Gager: “sob certas condições, uma comunidade religiosa cujas crenças fundamentais são contraditas pelos acontecimentos do mundo não necessariamente entra em colapso e se dissolve. Em vez disso, pode realizar a atividade missionária zelosa como uma resposta ao seu sentido de dissonância cognitiva, ou seja, uma condição de angústia e dúvida decorrente da não confirmação de uma crença importante”.

Diante da realidade que nega suas crenças, passam a realizar práticas coletivas e públicas que tentam negar a própria realidade em reforço de suas assertivas anteriores. Leon Festinger esclarece este mecanismo da psicologia social.

Diz Festinger: “A presença da dissonância dá origem a pressões para reduzir ou eliminar a dissonância. A intensidade da pressão para reduzir a dissonância é uma função da magnitude da dissonância. Para pegar um dado fundamental do século XX.

Quem acompanhou o “discurso” do Partido Comunista Brasileiro a respeito da União Soviética, especialmente no calor da Guerra Fria, sabe o quanto ele sofria uma Dissonância Cognitiva. E isso esticou tanto que as lutas entre “Revisionistas” e “não Revisionista”, Eurocomunistas e tantos debates mais redundou numa dissociação de fato a ponto de partes importantes aderirem a outra margem ideológica.

Quando leio, ouço ou alguém me diz sobre certos diagnósticos da realidade brasileira, percebo uma enorme Dissonância Cognitiva em certas pessoas ou grupos que concordam com certas visões. Muita gente pensa o país em termos sociais, de saúde, educação, desenvolvimento, urbanidade e outras característica fundamentais com dados de uma realidade que não existe mais.

Acontece que os dados são conhecidos até porque as informações passaram a ser mais detalhadas, completas e com maior divulgação que permitem acesso amplo. Mas como diz Vinícius: “você que olha e não vê”....e mais à frente “você vai ter que aprender”.

Hoje, quando no balanço de uma crise política e econômica, setores se radicalizaram e vieram para as ruas, quando sectários de extrema direita em pleno surto de dissonância cognitiva, se exaltam, no meio de tanta gente que deseja manifestar sua insatisfação política, este é um fenômeno de psicologia social bastante presente. Não são textos nas redes sociais que mudarão isso, mas certamente exaltam a grande conquista humana que foi a cognição.

Conhecer, a grande marcha nas ruas. 

Nenhum comentário: