TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 4 de abril de 2015

A PETROBRAS E O "PRAGMATISMO CHINÊS" - José Nilton Mariano Saraiva

Sábios, pacientes e pragmáticos, os chineses não dão murro em ponta de faca e nem admitem marola com coisa séria. E por serem muito criterioso em tudo o que fazem, é que atingiram a condição de maior potencia do mundo, da atualidade. Não entram em aventuras que venham a lhes causar problemas futuro, daí só investirem quando o retorno é certo e onde haja a garantia de manutenção das regras por parte de um governo institucionalmente estável. Especialmente em termos econômico-financeiros, o rigor na “seletividade” dos parceiros é sua marca maior, beirando ao extremismo. Em assim procedendo, o chinês não se deixa ludibriar por qualquer canto de sereia e não desembarca em nenhum desses portos chinfrins da vida.

Por isso, e embora a desonesta mídia brasileira haja adotado um silencio sepulcral sobre, é gratificante tomar conhecimento, e tratar de difundir aqui e alhures, que o “pragmatismo chinês” prevaleceu mais uma vez, porquanto, mesmo com o vendaval de denúncias e a posterior confirmação de malfeitos perpetrados por alguns aloprados na Petrobras (sem a participação do chefe do poder executivo), resolveram investir pesado na empresa, concedendo-lhe um empréstimo de estratosféricos U$ 3.500.000.000,00 (três bilhões e quinhentos milhões de dólares) além de acenarem com a perspectiva da concessão, mais adiante, de novos e portentosos investimentos.

E isso, repita-se, apesar de toda a campanha negativista e malévola encetada contra aquela estatal e seus funcionários por uma oposição raivosa e sectária (ainda lambendo as feridas do inconformismo por ter perdido uma eleição que considerava certa) e difundida com estardalhaço por uma mídia corrupta e desonesta, que também fracassou em sua tentativa de eleger o representante da “gringarada” (o playboy do Leblon, Aécio Neves) por essas bandas. 

E os chineses fizeram tal opção por uma razão simplória e objetiva, mas que alguns maus brasileiros (incensados por políticos corruptos e irresponsáveis), teimam em querer manter à sombra: é que, independentemente das dificuldades momentâneas que atravessa, a Petrobras é, sim, uma das maiores empresas do mundo em termos de prospecção e extração de petróleo em águas profundas (em face da sofisticada tecnologia de ponta que desenvolveu ao longo dos anos) e que lhe permitiu descobrir as fabulosas e até então virgens jazidas do pré-sal a 7.000 metros de profundidade e a milhares de quilômetros de distância da costa brasileira (um feito inigualável).

Além do que, o que se comenta entre especialistas (e os chineses devem tomado conhecimento, evidentemente) é que hoje a Petrobras estaria até “economizando” em investimento pelo fato de os poços do pré-sal serem mais produtivos que o esperado. Por exemplo: num poço em que se previa produzir 15 mil barris-dia, em média, produz, hoje, 25 mil barris a cada 24 horas. E isso, queiram ou não admitir os “eternamente do contra” (sempre de plantão) é uma monstruosidade, em qualquer idioma, tendo em vista que no Mar do Norte a média é 15 mil barris de petróleo por poço/dia e, no Golfo do México, são 10 mil barris de petróleo por poço/dia. Pois bem, no campo de Lula, um só poço produz tanto quanto um do Mar do Norte e outro do Golfo do México, SOMADOS. E mais: alguns dos poços do pré-sal chegam a produzir, entre óleo e gás, 45 mil barris-dia de média e na produção do poço de Libra espera-se rendimento de 50 mil barris diários.

Assim, a alvissareira perspectiva é que, como o faz hoje a pragmática China no mundo sempre haverá alguém para “negociar-conceder” créditos a uma empresa detentora de um capital intangível insuspeito e que literalmente se acha fincada sobre as maiores jazidas de petróleo recentemente descobertas. Portanto; a tendência é que depois da casa arrumada novos e potenciais parceiros deverão aportar por essas bandas em breve.

Conclusão: mesmo ante a ação criminosa naquela estatal de meia dúzia de bandido-engravatados (de alta periculosidade), de par com mafiosos políticos e empresários inescrupulosos – cujo objetivo maior sempre foi, é e será entregar o pré-sal à “gringarada” – tal não ocorrerá. Isso porque, detentora de tantos predicados, a Petrobrás impor-se-á sobre o vendável de falcatruas de que foi vítima – apesar da recorrente e desesperada tentativa da “tucanalhada” de enxovalhá-la e denegri-la dia a dia.

No mais, aprendida a lição (mesmo que de forma traumática e dolorosa), a partir de então é tratar de blindá-la hermeticamente, visando obstar qualquer outra "investida-bandida", principalmente da abjeta e desprezível classe política brasileira.


Nenhum comentário: