TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 8 de novembro de 2014

DIFICULDADES PREVISÍVEIS - José Nilton Mariano Saraiva

Primeiro, temos que acabar com essa “conversa mole” de que 3.459.963 votos de maioria é pouca coisa ou um número representativo de uma vitória apertada. Afinal (e levando em conta o último senso), trata-se de um contingente equivalente às populações (individuais) dos estados do Rio Grande do Norte (3.419.550) ou Alagoas (3.327.551), ou mesmo à de todo um país, como o vizinho Uruguai (3.286.314 habitantes); ou ainda, levando em conta o nosso terreiro, algo como 28 vezes toda a população do Crato (homens, mulheres, crianças, idosos, jovens e por ai vai, eleitores ou não).

Pois bem, DERROTADO por Dilma Rousseff por tão “expressiva diferença”, o tucano Aécio Neves, ao retomar suas atividades no Senado da República, mostrou ao Brasil que a não materialização do GOLPE ELEITORAL que em última instância visou beneficiá-lo (e que tinha conhecimento), perpetrado contra a democracia pela revista VEJA-ÓIA, TV-GLOBO e os jornalões sudestinos (quando denúncias sem comprovação foram veiculadas às vésperas da eleição, como se fossem verdade), ainda não foi de todo absorvido.

Tanto é que, ao invés de tentar acalmar os ânimos dos correligionários, lembrando-lhes que passamos por um processo democrático onde o vencedor, segundo a Constituição Federal, é aquele que obtém maioria dos votos (nem que seja só “umzinho”), o “playboy do Leblon”, mostrando imaturidade, arrogância e prepotência, e estimulado pelo clamor de babas-ovos e bajuladores de plantão, no seu primeiro pronunciamento plagiou a candidata (duplamente derrotada) Marina Silva e deitou falação sobre uma tal “vitória na derrota” (dele) e que a presidenta reeleita teria tido, ao contrário, uma “derrota na vitória”, devido à suposta pouca margem de vantagem obtida. E assim, estribado em tal premissa, ousou sugerir que a presidenta de todos os brasileiros deverá se submeter à sua agenda, à agenda raivosa dos que se abrigam debaixo do seu furado guarda-chuva.

Chavões e babaquices de lado, a tentativa de tentar “desqualificar” a vitória da oponente é própria daqueles que usam viseira, que não se preocupam com o “macro”, que priorizam interesses comezinhos, que se apegam às questões “micro”, daí a insistência em não admitir a realidade (que perderam, sim, apesar do “golpe” midiático que resultou frustrado).

No mais (e isso era previsível), há que se reconhecer que o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff será extremamente difícil, em razão do momento complicado que as nações de todo o mundo atravessam (e o Brasil não é uma ilha), do ter que conviver com políticos mafiosos que parecem não se preocupar com o país, bem como em razão da reiterada intenção de atrapalhar manifestada por uma oposição partidária do quanto pior melhor e, pelo andar da carruagem, sequiosa por trilhar a rota da ilegalidade.

Agora, aqui pra nós, tudo tem um limite. Até “palhaçadas” tipo sugerir a volta dos militares (que, disciplinados, parecem conscientes do seu papel na manutenção da ordem e da institucionalidade), ou o desfraldar a bandeira do “impeachment”, na tentativa de impedir que a escolha do povo seja estuprada, sem qualquer fundamentação legal sobre (afinal, a presidenta Dilma Rousseff não cansa de repetir que a apuração da questão envolvendo desvios na Petrobrás será levada às últimas conseqüências, doa a quem doer e nem que a vaca tussa).

Definitivamente, são uns babacas. Mas, perigosos e, pois, merecedores de acompanhamento “full time”, já que herdeiros da filosofia de Carlos Lacerda, que, contrário ao candidato Getúlio Vargas, saiu-se com essa hediondez: “o candidato, não deve ser eleito; eleito, não deve tomar posse; empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar”.

Deveriam saber que os tempos são outros e fanfarronices da espécie não mais vingam. Assim, depois de alguns ajustes necessários Dilma Rousseff será empossada, sim, assumirá, sim, e, apesar da torcida contra de uns poucos sectários e intransigentes, repassará o bastão para Lula da Silva, ao final do seu mandato.     


Nenhum comentário: