TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

COMUNISTA: PRENDE E ARREBENTA - José do Vale Pinheiro Feitosa

Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalha dá”.

E não satisfeito seguiu adiante:

Não existe pior pobreza material do que aquela que não permite ganhar o pão e priva da dignidade do trabalho. O desemprego juvenil, a informalidade e a falta de direitos laborais são não inevitáveis, são o resultado da opção social prévia, de um sistema econômico que coloca os lucros acima do homem.”

E mais revolucionário ainda acusou o sistema:

“Este sistema já não se consegue aguentar. Temos de mudá-lo, temos de voltar a levar a dignidade humana para o centro: que sobre esse pilar se construam as estruturas sociais alternativas de que precisamos”.

E revela de qual perspectiva essas coisas se revelam:

debater tantos graves problemas sociais que afetam o mundo de hoje” na perspectiva de quem sofre a desigualdade e a exclusão “na sua própria carne”.

E politicamente põe uma bandeira de luta:

“Terra, teto e trabalho, aquilo que lutam, são direitos sagrados. Reclamar isso não é nada de estranho, é a Doutrina Social da Igreja.”

“Terra, teto e trabalho. É estranho, mas se falar disto, para alguns parece que o Papa é comunista...o amor pelos pobres está no centro do Evangelho.”

“Os pobres não só sofrem a injustiça mas também lutam contra ela...hipócritas que abordam o escândalo da pobreza promovendo estratégias de contenção....transformando-os em seres domesticados e inofensivos.”

“São respostas a um anseio muito concreto, algo que qualquer pai, qualquer mãe quer para os seus filhos. Um anseio que deveria estar ao alcance de todos, mas que hoje vemos com tristeza que está cada vez mais longe da maioria.

PAPA FRANCISCO


Nenhum comentário: