TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"Georreferenciamento" - José Nilton Mariano Saraiva

Você, refestelado na poltrona aí do outro lado da telinha, por acaso já ouviu falar em GEORREFERENCIAMENTO ??? Não ??? Despreocupe-se, a palavra parece não constar em nenhum dicionário. No entanto, saiba que além de complicada, aqui traduz e traz embutida mais uma grande sacanagem que querem perpetrar contra o Crato e o sue povo, tendo, como não poderia deixar de ser, Juazeiro do Norte como principal, “inocente” e privilegiado beneficiário (como o foi com a tal Região Metropolitana do Cariri, lembram ???).

Agora, entretanto, há que se atentar para a gravidade do problema que, embora de uma cretinice sem tamanho, materializar-se-á em curto espaço de tempo se a população e as diversas autoridades constituídas do município (Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associações Comunitárias, Clubes de Serviço e por aí vai) não tomarem desde já uma providência enérgica, séria e urgente (mesmo ao custo de sublevar-se contra a ordem estabelecida).

Fato é que, como já não têm nada para nos tomar (porquanto através de manobras políticas pra lá de desonestas – vide a relacionada ao campus da Universidade Federal do Ceará  - conseguiram nos tirar tudo), agora a cambada de Juazeiro do Norte resolveu ser chegada a hora de nos tomar, simplesmente... parte do nosso território. Sim, senhores, é vero, acreditem e façam fé: um pedaço do nosso município, com tudo que lhe estiver sobre, poderá ser agregado a Juazeiro do Norte (via componente político).

Evidente que inconfessos interesses permearam tal situação. Assim, aproveitando que as nossas fronteiras municipais são imaginárias (assim como o são as estaduais), deu-se a articulação política via Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará, Assembléia Legislativa, Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Associação de Prefeitos do Ceará e União dos Vereadores do Ceará, e tendo como cabeça o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chegou-se ao plano de se partir para uma tal “redefinição das fronteiras municipais” (objetivando o quê, mesmo ???).

Que, no caso específico, nada mais será do que “fatiar”, “dividir” ou “repartir” o nosso município entre Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito e Caririaçu. Claro que o maior quinhão – o distrito Santa Rosa, - onde futuramente seria instalado o nosso parque industrial, será destinado a Juazeiro do Norte.

A conseqüência disso tudo ??? A se concretizar tamanho golpe, nossa população decairá, os eleitores do município decrescerão e, por via de conseqüência, a nossa cota do Fundo de Participação dos Municípios será reduzida (pois é, além de queda...coice).

Assim, clamando para que as nossas autoridades acordem, saiam do marasmo, não se acovardem e atentem para a gravidade e o perigo que corremos (mesmo que tenham que botar a boca no mundo), e dada à similitude das situações, tomamos a liberdade de anexar o oportuno...

No caminho com Maiakóvski

“Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam nosso cão, E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada”.


Senhor prefeito, senhores vereadores, povo do Crato: vergonha na cara e vamos à luta.

Nenhum comentário: