TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 21 de julho de 2013

As manifestações de rua são uma guerra política mundial - José do Vale Pinheiro Feitosa

Saiu publicado em alguns blogs (Carta Maior e Outras Palavras) a tradução de um texto de Immanuel Wallerstein analisando as manifestações populares que, tal qual sabemos, acontece em várias partes do mundo. A característica mundial das manifestações é o foco de sua diferenciação em relação a lutas populares localizadas, por vezes, até em regiões de um país. Junto com a crise econômica que atinge o centro industrial as manifestações forma um par gravitacional como se fossem estrelas duplas.

A principal conclusão de Wallerstein é que as manifestações fariam parte de um processo contínuo de algo que começou com a revolução mundial de 1968. (No final do texto ele explicará melhor o que seria esse algo). Estas manifestações teriam as seguintes características:

A primeira é que todas as revoltas tendem a começar muito pequenas e se pegam (de modo imprevisível) tornam-se maciças. Não só o Governo é atacado como também o Estado o é. Reúnem no mesmo barco quem quer apenas a mudança do governo e quem questiona a legitimidade do Estado. O tom das manifestações começa pela esquerda política e tem como tema a democracia e os direitos humanos, embora com variações sobre o conceito do que entendem dos dois temas. Normalmente a reação dos governos é reprimir ou abrandá-las com concessões ou as duas coisas. A repressão funciona, mas pode juntar mais gente ainda nas ruas. A concessões funcionam mas podem servir para ampliar as demandas. Embora as repressões sejam a principal opção elas tendem a funcionar em prazo relativamente curto.

A segunda característica é que não continuam intensos por muito tempo. Os manifestantes sente o efeito da repressão, ou são cooptados pelo governo, ou ficam cansados, mas isso não indica uma derrota. E, portanto, a terceira característica é que deixam um legado, mudam políticas quase sempre para melhor como discutir as desigualdades ou aumentar a dignidade do povão ou, ainda, ficam vacinados contra a demagogia de governos. A quarta característica é que os que chegam depois aos movimentos, em outras ondas de protestos, não chegam para preservar os objetivos iniciais, mas, ao contrário para perverte-las ou para levar grupos de direita ao poder.  A quinta características de todas as manifestações é que terminam por receberem influência de governos poderosos, de fora do país, que procuram ajudar os aliados aos seus interesses para que atinjam o poder.


E então ele conclui o texto identificando o algo que tem traçado uma movimentação de massas em todo o mundo desde 1968. Segundo Wallerstein estaríamos no meio de uma transição estrutural: de uma economia mundial capitalista, que está se esgotando, para um novo tipo de sistema. Esse novo sistema pode ser melhor ou pior. E por isso a grande batalha política mundial nos próximos vinte a quarenta anos é o que emergirá desta transição. 

Nenhum comentário: