TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Repúlica Arde - José do Vale Pinheiro Feitosa


Nesse final de semana o incêndio entre oposição e situação entrou em labaredas francas. A composição da oposição tem um ator principal formado pelos grupos Abril da revista Veja, o Estado de São Paulo, o grupo Folha e o sistema Globo de Comunicação e alguns atores secundário como o PSDB e o DEM. A situação tem a enorme força do Governo e de uma Presidenta com apoio popular, o PT e um grupo fluido de partidos que se alinham a qualquer governo.

Ora isso na democracia é assim mesmo, um grupo ataca, o outro contra-ataque, o debate acontece, a sociedade se mobiliza e em boa situação de temperatura e pressão o debate evolui para um patamar superior. Isso tem sido a principal mecânica das democracias modernas e é tudo que ela oferece de superior a qualquer outro regime.

Aqui no Brasil a mecânica não tem sido diferente só que as posições estão se acirrando. O que antes seria o jogo entre oposição e situação mudou de tom com as declarações de Gilmar Mendes, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, para a revista Veja nesse fim de semana. Lula hoje é um cidadão comum não tem cargo nenhum a perder, mas tem uma posição política sui generis no país e até mesmo no cenário mundial. É um dos líderes mundiais desta década.

Não sei como vocês tomaram conhecimento do assunto, mas até onde cheguei parecia que o encontro entre Lula e Gilmar Mendes tinha acabado de acontecer e ele de tão indignado correu para páginas oposicionistas. Mas que nada. O fato se deu há um mês passado, está posto em cheque pois a testemunha do encontro, Nelson Jobim nega o que Gilmar disse.

Realmente os grupos de mídia oposicionistas falam muito mal da situação da Venezuela, mas passaram para um patamar de conflito unilateral uma vez que por aqui não tem nenhuma liderança como Chávez provocando em resposta e se dirigindo diretamente ao povo. A posição unilateral da mídia, ocupando o espaço político dos partidos, ao invés de tratar da notícia, levou o debate político necessariamente para ela.

A revista Veja está sob observação da CPMI, assim com a revista Época da Globo e atiram em resposta com toda virulência que extraíram da unilateralidade política do seu comportamento. Ao invés de discutir a sociedade, a politica, o governo e a economia querem liderar uma visão de mundo que sirva aos seus próprios interesses. Se afastando do ambiente público se tornam parte da disputa.

Espera-se que a CPMI radicalize suas posições de ambos os lados nesta semana. Não se sabe ainda onde vai parar, mas já ficou nítido nesta semana que o tais grupos de comunicação pretendem criar uma barafunda pública a ponto de melar a CPMI. Isso comprova que a verdade fática parece se encontrar na investigação da Polícia Federal sobre o caso Cachoeira. E esta verdade é que os grupos de comunicação ultrapassaram todas as regras da conveniência política e pública. Sujaram a democracia.    

Nenhum comentário: