TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A reputação do blog

Em uma dissertação de mestrado, que farei parte da banca, acabei me deparando com uma preocupação que tenho sobre o futuro dos blogs, e do Cariricult, em particular. O título da dissertação é "Visibilidade e autoridade na blogosfera". Em determinado trecho o autor pontua: "Os comentários recebidos pelos blogs podem ser considerados como métricas de mensuração, uma forma de atividade da comunidade, e repercutem na autoridade do blogueiro. Alguns autores comprovaram em suas pesquisas a correlação entre popularidade dos blogs e o número de comentários. Os comentários servem de maneira simples para que os usuários interajam com os blogueiros. Esses comentários são identificados pelos blogueiros como uma importante motivação para manter o blog.". As informações acima não trazem nenhuma novidade. No caso da dissertação elas são apenas referências que ajudam a interpretação dos dados quantitativos, Mas elas me fizeram pensar de novo nos nossos Caririblogs. É impressionante a falta de comentários nas postagens feitas nos últimos tempos. Em algum blog para que o post não passe em branco uma das blogueiras comenta o que a outra publicou. Além disso, o vazio. Sei que esse é um sintoma comum a maioria dos blogs mas , assim mesmo, me pergunto: quem, ou o que, nos salvará dessa solidão?

7 comentários:

jflavio disse...

Caro Maurício,

Tenho notado , claramente, esta tendência. Sem os comentários, o rapport, os blogueiros perdem o termômetro. Como mensurar a visibilidade , a digestibilidade do blog? Num primeiro momento, o índice de comentários era bastatnte alto e os blogs bem mais ecléticos. Começaram então os conflitos, as brigas e os blogs começaram a filtrar seus participantes. Um, inclusive, passou a censurar diretamente os comentários ( censura prévia). Com o tempo, os blogs praticamente reunem as pessoas que de alguma maneira têm um pensamento mais ou menos comum , principalmente, em termos político. Essa espécie natural de compadrio talvez tenha tolhido um pouco os comentários. Por outro lado, muitos migraram para o Facebook que tende a ser mais leve, com jogo de abobrinhas e frases de auto-ajuda, e orações curtas e rápidas, bem alinhadas com a velocidade dos dias atuais. O criticismo, por outro lado, foge às carreiras do Face, Orkut e similares. Percebo , não sei se esta é a sua visão, que tem havido uma migração constante para as redes sociais e os blogs parecem ir se tornando um pouco obsoletos. Na velocidade estonteante da Internet, isso parece preocupar. Os blogs correm para extinção por falta de público ?

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Maurício e Zé,

Retornei ontem de uma viagem longa e li o texto do Maurício. Hoje li o comentário do Zé quando pude juntar-me aos dois. Eu tenho a impressão que os blogs serão menos visitados em relação ao que foram, mas manterão um público regular, inclusive naqueles que formam opinião, fazem crítica e abrem debates. Alguns blogs da região apresentam as estatísticas de visitas e leituras e essas seriam uma boa medida para esta questão. No entanto, compreendo que se formos examinar a nossa própria evolução verificaríamos que a questão política e ideológica, incluindo a eleitoral foram aquelas que mais comentários geraram. As questões no campo da cultura, inclusive com alguma conotação estética vieram em segundo lugar e finalmente assuntos públicos como aniversários e mortes. Outro fenômeno, isso é importante sobre o futuro: a grande quantidade de colaboradores que foram deixando de participar sem que houvesse renovação.

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Todos, com muita razão, se ressentem em geral da falta de comentários de suas postagens nos bloggers, o que justificaria o sentimento de solidão ou de se estar falando pra ninguém. Noutro momento, muitos criaram seus próprios blogs pessoais (egosbloggers!) e justificaram suas saídas do coletivo. Mas, nada foi tão desastroso quanto a migração de muitos para o facebook. O facebook é uma conversa informal, rápida e quase sempre despropositada. Como conversar com 832 amigos ao mesmo tempo? Eu me assusto e até evito entrar. Mas funciona, não resta dúvida. O Facebook é um grande salão de bate-papos. Os Bloggers são revistas eletrônicas.

Maurício Tavares disse...

Zé Flávio e Zé do Vale
Tem havido uma migração graande pro Facebook 9que inclusive está engolindo O orkut no Brasil, seu último reduto. Mas concordo com vcs que os Blogs ainda são o espaço para críticas mais densas e debates mais substanciosos. Especialmente no Cariri, tão carente de outras mídias. Aí ainda tem as picuinhas locais. A ponto que para dialogar com o blog Cariricaturas tenha que usar o Cariricult, já que os comentários críticos são censurados pela mediadora. Uso muito o Facebook , já usei mais o twitter e vejo que os blogs pessoais estão em franca regressão (a dissertsação a que me referi mostra isso com dados. Mas só deixo meu Cariricult o último pau de arara.

Claude Bloc disse...

Caros conterrâneos,

Em alguns pontos, todos vocês que aqui se manifestaram têm razão. O esvaziamento nos comentários promoveu um esmorecimento na publicação de assuntos que a gente considera importantes e que não causam nenhuma reação nos frequentadores dos blogs.
Estou aqui porque, mesmo que não nominalmente, fui citada nesses comentários de vocês, portanto quero apresentar também meu ponto de vista, minha análise e/ou minhas justificativas sobre o assunto, se é que lhes interessa.
Quanto ao bloqueio ou "censura prévia" (como queiram), aos comentários no Cariricaturas, como aqui foi citado, isto só aconteceu após um episódio lamentável de incompreensões, debate deselegante, despedidas “desajeitadas” e de uma debandada de pessoas queridas da gente – (saindo do Blog Cariricaturas), devido a problemas de ordem política (ou dentro desse contexto), assunto que, já de longas datas, vinha sendo pedido para não ser veiculado no blog, cujos propósitos são democráticos, mas todo mundo sabe que política assanha os ânimos e acaba causando cisões entre amigos (como se pôde comprovar).
Diante disto, começaram a aparecer dentro dos comentários, agressões a mim, a Edilma (que inclusive recebeu e-mails terríveis, com um vocabulário chulo, certamente de algum endereço "fake") e a outros participantes do Blog. Coisas de baixo calão do tipo "vai se f...." "vai tomar..." etc e outras "abobrinhas" que atingiam a honra e a decência da gente . Coisas de cunho pessoal que nada tinham a ver com uma “comunidade virtual” de amigos bem esclarecidos.
O anonimato faz com que as pessoas ponham pra fora os “monstrinho s“ que têm dentro de si e por isso, essas pessoas acabam se achando com o direito de machucar os outros, indistintamente, mesmo sem os conhecer, acreditando ter nas mãos uma arma poderosa e o poder de tripudiar “em cima” das fragilidades, dos sentimentos e da decência de quem quer que seja.
A falta de tempo disponível para maiores cuidados para com o Blog, também causou essa retração em termos de publicação de textos, mas quanto aos comentários, as pessoas que se retiraram não foram excluídas e na hora que quiserem, têm livre acesso a qualquer recurso de competência do Blog.
Algumas pessoas tiveram a gentileza de se explicarem para comigo através de-mail, sem toldar o blog com grosserias ou indelicadezas. Uma comunicação por e-mail, permite aos amigos se entenderem e mostrarem seus pontos de vista ,sem exporem as “feridas” do blog (ou não) ao público que nada têm a ver com questões ou opiniões pessoais . Um método discreto e pessoal que faz a diferença.
Enfim, não acho que seja aqui o lugar ideal para se comentar esses temas, citando pessoas que não estão presentes, sem que elas tenham a oportunidade de se explicarem (se é que há o que explicar). Vejam quanto tempo levei para chegar a esta postagem.
Quando se quer fazer uma crítica ou comentário,que sejam diretos, que a pessoa-alvo possa estar inserida no diálogo para que isto não venha causar constrangimentos. Só detectei esse texto de Maurício através de uma amiga que chegou até os comentários e me avisou do seu conteúdo... É isso. Sem mágoas.

Claude Bloc disse...

Por que deletar?

Claude Bloc disse...

Deletar um comentário não-ofensivo é pior do que fazer "censura prévia" para se defender de agressões.