TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cia de Dança Carioca em Temporada no Cariri



A Esther Weitzman Cia de Dança, Cia de dança contemporânea profissional com 11 anos de atividades na cidade do Rio de Janeiro, realiza de 25 a 28/08/2011 no interior cearense o projeto de Circulação Dança Adentro do Norte ao Nordeste do país, contemplado pela FUNARTE através do Prêmio Klauss Vianna 2010.

A circulação teve sua primeira etapa na região NORTE, passando pelo Teatro do SESC em Palmas-TO e o grandioso Teatro Amazonas em Manaus-AM. Para a segunda etapa no NORDESTE a Cia traz a 04 cidades da região do Cariri o espetáculo ”Presenças no Tempo” em agosto e em setembro apresenta-se no Piauí.

Programação temporada Cariri:

Dia 25 (quinta) – JUAZEIRO DO NORTE – 19h – Faculdade Leão Sampaio
Dia 26 (sexta) – BARBALHA – 19h – Cine-Teatro Neroly Filgueira
Dia 27 (sábado) – CRATO – 19h – Teatro Rachel de Queiroz
Dia 28 (domingo) – NOVA OLINDA – 18h – Teatro Violeta Arraes – Casa Grande*

A cia já esteve no Cariri em 2011, com o espetáculo 'o que imagino sobre a morte' no Festival Nacional de Dança do Cariri, promovido pela Associação Dança Cariri, em abril/2011 no SESC Juazeiro e retorna ao Cariri com as apresentações GRATUITAS e a realização de Oficinas de ‘Dança e Criação’ com artistas, estudantes de dança e teatro, das cidades visitadas.

Como coreógrafa, bailarina e mestra Esther Weitzman, liga sua pesquisa e criação artística a atividade didática. Imprimindo em suas obras uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, força e inscrição no espaço dialoguem com o silêncio, criando uma linguagem em que o corpo estabeleça sua própria partitura.

PRESENÇAS NO TEMPO

O espetáculo Presenças no Tempo apresenta forças, intenções e contornos antes não utilizados na escrita coreográfica de Esther Weitzman, propondo novos caminhos para os diálogos propostos. Os trios, duos e solos que se estruturam ganham permanência mínima para, logo em seguida, encontrarem outras possibilidades de formação, em um jogo contínuo que interfere na construção do tempo e do espaço apontado em cena. Movimentos que exploram a leveza e a densidade, instaurando com isso complexidade no corpo e na cena.
Um tempo que recria a experiência do estar, assim como a potencializa, reverberando na percepção de si e do outro.

Direção/Concepção/Coreografia: Esther Weitzman
Criação e Intérpretes: Beatriz Peixoto, Edney D´conti e Mariana de Souza
Colaboração Artistica: Paulo Marques e Miriam Weitzman
Dramaturgia: Beatriz Cerbino
Desenho de luz: José Geraldo Furtado
Figurino: André Camacho
Professores da Cia: Alexandre Bhering (Pilates) / Paulo Marques (balé)
Programação visual: Eni Nunes
Fotografia: Renato Mangolin
Video: Gustavo Gelmini
Trilha sonora: Antonio Vivaldi
Direção de Produção e Execução: Jota Júnior Santos e Mônica Batista



Oficina: DANÇA E CRIAÇÃO

Dia 25/08- JUAZEIRO DO NORTE – Faculdade Leão Sampaio – 15h ás 17h
Dia 26/08 – BARBALHA – Cine-Teatro Neroly Filguera – 15h ás 17h
Dia 27/08 - CRATO – Teatro Rachel de Queiroz – 15h ás 17h
Dia 28/08 - NOVA OLINDA – Teatro da Fund. Casa Grande – 14h ás 16h
Inscrições gratuitas e nos locais da oficina

Público alvo: Bailarinos, coreógrafos, criadores, atores, professores e estudantes.
Carga-horária: 2 h/a
Capacidade: 20 alunos
Informações: 88 9981 7700

Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia (PUC/RJ, 2006) e formada em dança pela Escola Angel Vianna. Atualmente, integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade (RJ) . Também é professora de dança contemporânea na PUC/RJ. Em 1999, criou a Esther Weitzman Companhia de Dança, firmando-se como coreógrafa no cenário da dança brasileira. Fundou em 1992, o Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento.


Apoio:
Centro Cultural Banco do Nordeste, Secretaria da Cultura de Barbalha, Faculdade Leão Sampaio, Guerrilha do Ato Dramático, SCAC, Cia de Teatro Brincante, Associação Dança Cariri, Inspiração gestão da cultura, Pirralhos produções e Instituto Corrupio Povo Cariri

Agradecimentos:
Associação Dança Cariri, Cacá Araujo, Carolina Rocha, Centro Cultural Banco do Nordeste, Curso de Educação Física da Faculdade Leão Sampaio, Dorivan Amaro, Fundação Casa Grande, Luciany Maria, Nathália Inglith, Paulo Roberto, Ricardo Campos, Sec. de educação Nova Olinda e Secretaria da Cultura de Barbalha.


Contato Produção:
Jota Júnior Santos – (88) 9981 7700- eu_jotajunior@hotmail.com
Monica Batista – (88) 9919 4321 - monicabds24@yahoo.com.br

Nenhum comentário: