TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Não é "chavismo" - II - É O Diário do Nordeste!

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC
Nota de repúdio e solidariedade

O Departamento de História da Universidade Federal do Ceará vem a público manifestar sua indignação com a demissão do jornalista Dalwton Moura, editor do Caderno 3, do jornal Diário do Nordeste. Na semana passada, ele foi afastado de suas funções depois de editar caderno especial sobre a obra do sociólogo Michael Löwy que veio a Fortaleza para proferir palestras no projeto Tópicos Utópicos, organizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFC. O material foi taxado pela direção do jornal como “subversivo” e “panfletário” e utilizado como argumento para sua demissão.
Repudiamos esse ato arbitrário do jornal Diário do Nordeste. Acreditamos que a atitude do jornal e do grupo empresarial, ao qual ele está ligado, fere profundamente a liberdade de expressão , a liberdade de imprensa, constituindo-se num atentado à ética, ao bom exercício do jornalismo e à democracia.  É preocupante perceber que o ocorrido não se constitui em exceção na imprensa brasileira e mesmo na cearense, visto que muitos jornalistas vêm sendo demitidos a partir de argumentações semelhantes.
Solidarizamo-nos, neste momento, com o jornalista Dalwton Moura e, por meio dele, com toda a categoria dos jornalistas do Ceará, esperando que atos autoritários como esse não voltem a se repetir em nosso Estado.
Fortaleza, 27 de outubro de 2010
(Nota aprovada por unanimidade pelo colegiado do Departamento de História)
 

2 comentários:

lupin disse...

darlan, ELES estão cagando para a LIBERDADE DE IMPRENSA.
é a DIREITA saindo do armário.

Unknown disse...

Rapaz, e o tal caderno publicado não tem nada demais.
Fala dos livros de Michael Löwy, sendo que um deles é sobre fotos de revolução.
Isso é considerado "subversivo" pelo jornalão?

E mais, quem é que não usa textos do Löwy em aulas de sociologia?
A UNIFOR não deixa também que se leia sobre marxismo e revoluções???