TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

As manchetes escolhidas - José do Vale Pinheiro Feitosa

Reconheço que a escolha de outro seria diferente. De qualquer modo, a quem interessar possa aqui algumas das manchetes colhidas na rede mundial de computadores (para um cabra da Batateira é chique não é, falar em rede mundial?):

Hugo Chávez nacionaliza fábrica de garrafas: o presidente da Venezuela nacionalizou e compensou a matriz americana pelo ato. Se foi justo não sei, mas o homem diz que vai apurar o quanto ela levou de recursos básicos da Venezuela nos anos em que operou no país. Nacionalização de garrafa não é uma piada, mas é impossível segurar o canto da boca.

Em votação, Assembléia Geral, pede o fim do embargo a Cuba: só quem votou contra foram o embargador mor, EUA e o sub-embargador, Israel. Algumas ilhas de deus-me-livre, com medo de perder o comércio de chapéus e bonés para turistas se abstiveram. Algo mudará? Difícil a intolerância não é movida a consciência e nem por respeito ao outro.

A vergonha do EUA exposta: o grande jornalista Robert Fisk, destes de fazer vergonha aos leões marinhos que se insolam às costas dos patrões, revela o segredo do mais escandaloso site: o Wikeleaks. O site virou a sensação do ano ao expor as entranhas sangrentas das guerras do Iraque e Afeganistão. Vazou documentos oficiais do Pentágono. Não tem escapatória, simulação ou negativas. São os próprios documentos originais. Para Fisk o site é mantido pelo alto escalão das forças armadas americanas em vingança pelo enxovalhamento de seus atos com a covardia dos comandantes “republicanos” da guerra.

Serra é a melhor escolha para presidente, diz FT: reproduz a BBC Brasil. FT quer dizer Financial Times. Para o jornal os candidatos são iguais, mas a dubiedade substantiva e verbal da palavra serra é melhor, pois afasta a influência de Lula. Isso em editorial, portanto se até os banqueiros ingleses reconhecem, chega ser uma covardia estranhar os editoriais do Estadão, Folha e Globo.
Comparato: Revista do Brasil é órgão de imprensa e deve ter plena liberdade. Publica o blog da Rede Brasil Atual sobre a sua revista que foi impedida de circular e nem veiculada pela internet por ordem do TSE. Os “democratas” que choram a dor das raposas nem uma linha pelas galinhas. Nem podiam: foi o PSDB quem pediu através de uma ação com segredo de justiça. Por isso a liberdade de expressão e à informação precisa ganhar as ruas.

Serra atribui irregularidades no metrô de SP a construtoras, foi a manchete que resultou da reportagem denúncia da Folha de São Paulo. E defendo o candidato, o ex-governador não tem nada com isso, a culpa é mesma das construtoras que têm o vício de querer usar o dinheiro público como lhes convém, em substituição ao poder institucional criado pela sociedade. Mesmo que alguém no governo Serra tenha se corrompido, as construtoras têm de ser denunciadas. Desse modo o candidato talvez compreenda a diferença entre um evento localizado e a universalidade com que brinda a adversária.

Ou estou enganado?

Nenhum comentário: