TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 30 de maio de 2010

Sobre a "Celebração do Encantamento" ! - Outros Comentários.

Dihelson Mendonça disse...
Olá, Amigos,


"...Mas o que queria dizer agora, que acordei ( São 17:15 ), depois de uma noite maravilhosa de encantamentos, é que a celebração realizada ontem no Crato Tênis Clube foi um evento maravilhoso que há muito tempo precisava ser feito aqui. Eu sempre cobrei de nossos colegas da cultura, e até da Secretária de Cultura que se fizesse algo assim, no intuito de lembrar ao poder público quem é quem no Cariri. Quem faz arte, quem escreve, quem toca, quem canta, o que faz cada um.
No evento, só faltou uma coisa, Salatiel, que a gente se esqueceu, e que seria EXTREMAMENTE importante: Era pra ter convidado o Prefeito, o Vice, todos os Secretários, os Deputados, os Vereadores...enfim, todos que fazem parte do poder público, a fim de que essas pessoas possam ter idéia do que seja a classe artística. Uma espécie de MOSTRA. Porque eu tenho quase certeza que a maioria dessas pessoas que eu falei, não conhece todos aqueles artistas nem sabem o que eles fazem. E seria bom que cada equipe demonstrasse o seu talento no evento. Essa união, integração, teria sido muito importante. E convidar também o resto do público, afinal, o povo tem de ir aonde a arte está, e infelizmente a celebração era mais para os artistas. Quase todos que ali estavam, já eram ligados às artes.
Eu sempre defendi a idéia da popularização da Arte. Critico sempre os modelos do BNB e do SESC, que realizam as coisas a portas fechadas, eventos belíssimos que custaram milhares de reais e ficam perdidos em salas do Cariri para 40 pessoas e nunca mais se vê nem se registra.
Conversando uma vez com o Anastácio, antigo diretor do CCBNB cariri, ele não gostou das minhas duras críticas, porque eu disse "que o BNB deveria fazer aquilo em Praça Pública, para milhares de pessoas verem e não a portas fechadas". Ele disse que isso não era tarefa para o BNB, e sim para a prefeitura, governo do estado, etc... não concordo. Acho que BNB, SESC e outros têm um dever para com a Sociedade. Como sempre escrevo em minhas crônicas "É preciso deselitizar as Artes e a Cultura". Tirar das portas fechadas. O povão precisa ter contato com os grandes valores, mas a verdade é que o povão está submetido a uma massificação horrível pelos meios de comunicação.
Até quando teremos Artes Elitizadas ? O povo precisa participar do processo.
Então, eu vejo com muito carinho o evento realizado ontem. Eu sei pela entrevista que fiz com Salatiel logo mais disponibilizada nos Blogs, que foi uma coisa que foi concebida inicialmente para o programa de Rádio e foi estendida um pouco mais para todos os artistas. Foi uma boa idéia, que precisa ser apoiada por toda a classe artística. É muito difícil reunir todos os artistas num só lugar. NEM PREMIANDO ELES VÃO...

Mas o evento foi um sucesso, e esperamos ver outros do gênero aqui no Cariri, realizados por outras pessoas também, pelo poder público que valorize, e por todos que amam as Artes e a Cultura do Cariri.

Somente assim poderemos tirar o povo da miséria cultural em que se encontra, que aliás, de todas as misérias humanas, a falta de acesso à educação e à cultura, é a pior delas."

Abraços,
Dihelson Mendonça

Um comentário:

Íris Pereira de Souza disse...

Muito louvável este evento...Só fiquei matutando uma coisa, se fosse possível juntar todos os artistas do cariri em um só lugar aí em Crato, não consigo encontrar em minha memória, um que coubesse, diga você Dihelson.