TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 30 de maio de 2010

Programa Cariri Encantado é Transmitido ao Vivo do Crato Tênis Clube - Por Dihelson Mendonça, no BLog do Crato



A Celebração do Encantamento

Ontem, no salão nobre do Crato Tênis Clube, aconteceu uma importante festa para a região. Uma verdadeira celebração da arte e da cultura, onde mais de 500 pessoas que fazem parte da história do Cariri Cultural foram homenageadas. O autor da idéia, o cantor e agitador cultural Luiz Carlos Salatiel conseguiu realizar um feito notável ao reunir em um só lugar, alguns dos grandes valores da região. Uma espécie de "Diploma de Honra ao Mérito" foi distribuído entre os homenageados presentes, que se dividiam em grupos: Música, Artes Cênicas, Literatura, etc. Salatiel também apresentou ao vivo, juntamente com o colaborador Carlos Rafael, o seu semanal programa de Rádio "Cariri Encantado", que é transmitido pela Rádio Educadora, e que completa hum ano no ar e já entrevistou 50 convidados. No evento estavam figuras ilustres e reconhecidas, como o Jornalista Huberto Cabral, a maestrina Divani Cabral, e artistas locais, como o cantor e compositor Abidoral Jamacaru, o escritor José Flávio Vieira, e a Secretária de Cultura do Município, ( que também é dançarina ), Danielle Esmeraldo, acompanhada do seu esposo Manoel Severo, idealizador do "Cariri Cangaço." Houve homenagens In Memorian aos grandes vultos do passado.

O evento contou ainda com a participação de Batista e seu Conjunto, e de apresentações de artistas musicais, que se revezaram no palco. O Blog do Crato fez a cobertura fotográfica completa através deste repórter e do também fotógrafo e cinegrafista Wilson Bernardo, que deverá estar disponível logo mais aqui no Blog do Crato.

Fonte: Dihelson Mendonça (Blog do Crato)

6 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Eu só queria nesta manhã de domingo, quando todos ainda dormem da festa, dizer que tão distante como estou, sinto o vibrar da vida na minha terra. Isso mesmo, sem medo de mostrar quem somos e como somos. AVANTE CAMARADAS! Opa! Com graças a Deus e humildade.

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Amigos,

Aqui nos comentários a gente pode falar de uma maneira mais coloquial, como sempre, ao invés do texto jornalistico e seco que sempre faço questão de postar nos artigos.

Mas o que queria dizer agora, que acordei ( São 17:15 ), depois de uma noite maravilhosa de encantamentos, é que a celebração realizada ontem no Crato Tênis Clube foi um evento maravilhoso que há muito tempo precisava ser feito aqui. Eu sempre cobrei de nossos colegas da cultura, e até da Secretária de Cultura que se fizesse algo assim, no intuito de lembrar ao poder público quem é quem no Cariri. Quem faz arte, quem escreve, quem toca, quem canta, o que faz cada um.

No evento, só faltou uma coisa, Salatiel, que a gente se esqueceu, e que seria EXTREMAMENTE importante: Era pra ter convidado o Prefeito, o Vice, todos os Secretários, os Deputados, os Vereadores...enfim, todos que fazem parte do poder público, a fim de que essas pessoas possam ter idéia do que seja a classe artística. Uma espécie de MOSTRA. Porque eu tenho quase certeza que a maioria dessas pessoas que eu falei, não conhece todos aqueles artistas nem sabem o que eles fazem. E seria bom que cada equipe demonstrasse o seu talento no evento. Essa união, integração, teria sido muito importante. E convidar também o resto do público, afinal, o povo tem de ir aonde a arte está, e infelizmente a celebração era mais para os artistas. Quase todos que ali estavam, já eram ligados às artes.

Eu sempre defendi a idéia da popularização da Arte. Critico sempre os modelos do BNB e do SESC, que realizam as coisas a portas fechadas, eventos belíssimos que custaram milhares de reais e ficam perdidos em salas do Cariri para 40 pessoas e nunca mais se vê nem se registra.

Conversando uma vez com o Anastácio, antigo diretor do CCBNB cariri, ele não gostou das minhas duras críticas, porque eu disse "que o BNB deveria fazer aquilo em Praça Pública, para milhares de pessoas verem e não a portas fechadas". Ele disse que isso não era tarefa para o BNB, e sim para a prefeitura, governo do estado, etc... não concordo. Acho que BNB, SESC e outros têm um dever para com a Sociedade. Como sempre escrevo em minhas crônicas "É preciso deselitizar as Artes e a Cultura". Tirar das portas fechadas. O povão precisa ter contato com os grandes valores, mas a verdade é que o povão está submetido a uma massificação horrível pelos meios de comunicação.

Até quando teremos Artes Elitizadas ? O povo precisa participar do processo.

Então, eu vejo com muito carinho o evento realizado ontem. Eu sei pela entrevista que fiz com Salatiel logo mais disponibilizada nos Blogs, que foi uma coisa que foi concebida inicialmente para o programa de Rádio e foi estendida um pouco mais para todos os artistas. Foi uma boa idéia, que precisa ser apoiada por toda a classe artística. É muito difícil reunir todos os artistas num só lugar. NEM PREMIANDO ELES VÃO...

Mas o evento foi um sucesso, e esperamos ver outros do gênero aqui no Cariri, realizados por outras pessoas também, pelo poder público que valorize, e por todos que amam as Artes e a Cultura do Cariri.

Somente assim poderemos tirar o povo da miséria cultural em que se encontra, que aliás, de todas as misérias humanas, a falta de acesso à educação e à cultura, é a pior delas.

Abraços,
Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

SALATIEL, ESQUECI O MEU...

Salatiel, aproveito o espaço pra dizer que naquela correria de ontem, na cobertura fotográfica, eu me esqueci de pegar o diploma do Blog do Crato também. Gostaria de saber, para poder divulgar para o pessoal que nao pode ir, ou não pegou, como e onde se pode pegar os "diplomas de honra ao mérito ?"

E desde já, também agradeço bastante pela sua homenagem à minha pessoa, feita em diversos momentos do discurso ( e nas brincadeiras, claro...rs rs ), e agradecer também pelo reconhecimento do Blog do Crato enquanto veículo de comunicação. Em nome de todos que fazem parte daquele site jornalístico, eu agradeço aos organizadores do evento.

Abraço,

Dihelson Mendonça

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Dihelson,
A gente vai organizar a nossa "Secretaria"! A partir de amanhã estarei em campo para entregar os diplomas de honra ao Mérito! Estamos providenciando uma mensagem para os que estiveram presentes e os ausentes e, ´creio, todos devem receber a nossa homenagem dentro dos próximos dias.
Valeu!
Salatiel

Daniel Boris (Jacques) disse...

Quero parabenizar pela grande e comentada festa do seio artístico,o Crato a tempos que merecia e merece uma festa deste porte,espero que seja a primeira de muitas,aproveito o ensejo para pedir desculpas pela minha ausência,já que fasso parte da classe,fico a inteiro dispor do que for necessário em ajuda-los.Mais uma vez PARABÉNS e aplaudo de pé,um forte abraço.

Amélia Coelho disse...

Me sinto realizada como fã e artista por ter participado de uma grande celebração das artes, da amizade, do respeito e do carinho pelo nosso povo cariri!!!Vida longa ao Cariri Encantado!!