TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tratado sobre o olhar em chamas (descrentes e altivos)


Os filhos da puta do mundo reinventam o evangelho. E curtem lombras homéricas em lanchas de nem sei quantos pés. Os caras da lei me apalpam os culhões, enquanto me mostram que são eles que mandam – e meu rosto refletido nas lentes de um falso Rayban tem um quê de desespero silencioso, uma raiva crescente, eu e os outros do mesmo coletivo de merda.

O mundo é um lugar bacana pros que tem garra e sangue no olho. Pros que destroem o céu para poder curtir com uma ou duas putas de trezentos paus a hora. Pra eles, as ruas são mais largas e o ar não tem o mesmo chumbo que respiro – chumbo grosso, calibre 12; fim de madrugada; dióxido de carbono e outdoors mentirosos em meu caminho de retorno pra casa, o mesmo silêncio brutal das horas mortas, a janta e a sopa.

Poesia serve pra quê quando sacamos que nossos filhos estão metidos em enrascadas próprias. Pequenas dores para esses pequenos seres. Cedo demais para isso, pergunto. E o carrilhão de velhas lembranças fodidas vem à tona. E me mostra que preciso ter um pouco da raiva dos comuns. Que a poesia não salvará nossas almas quando rolar o tal juízo final. O dilúvio ácido. A bomba atômica. Que irá tornar nosso último dia vermelho, e manterá os prédios e fábricas intactos, varrendo a inutilidade dos homens com suas nóias sem explicação freudiana. Ele e seus charutos fálicos que deviam estar socados em outro lugar.

É preciso um pouco de sangue na retina. Coagulada e fervente. Uma raiva para permanecer à tona, para manter o olhar acima da multidão de tontos engravatados, de professores peidões, de garotas siliconadas. O mundo é cão “mai frend”. Já dizia um antigo chef meu. E ele tava certo.

6 comentários:

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Tava com saudades de você "mai frende"!
Porrada pra gente acordar!

jflavio disse...

Legal vc ter voltado, estamos sentido sua falta e do Lupeu com aquele texto cortante, ácido , sem meias palavras. Bem-vindo ao covil!

Marta F. disse...

Pôrra, chef, quanto tempo, tava com saudade. Seu prato de hoje veio apimentado, eu que sou baiana e também uso um Raibon, adorei.Mande mais.

Abraços de dendê.

Lupeu Lacerda disse...

big head
porrada certeira nos ovos!
mui bueno, mui ácido,
mui cinema ao vivo
pros que ainda estão.
hasta
siempre.

Domingos Barroso disse...

Ira e tédio
que me confortam.

Um forte abraço.

Carlos Rafael Dias disse...

Literatura "marginal" autêntica & prime & qualquer outras coisas & cositas é isso: Gustavo Rios navegando...