TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 29 de agosto de 2009

Camaradas realizarão intervenções na Paraiíba

O XXIV ENECS pretende se reafirmar como espaço de reflexão de estudantes acerca dos problemas e questões que emergem da pauta política, social e cultural e deverá reunir mais de mil estudantes de todos os estados brasileiros.

Integrantes do Coletivo Camaradas realizarão intervenções artísticas durante o XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais - ENECS que será realizado na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa, no período de 29 de agosto a 04 de setembro.
Michael Marques, Cicinha Andrade, Dayze Carla e Amanda Priscila, integrantes do Coletivo e acadêmicos do Curso de Ciências Sociais da URCA são os responsáveis pela ação na capital paraibana e realizarão intervenções que discutem o uso comercial das imagens do Padre Cícero e da Mulher, carimbaço divulgando a suposta realização da bienal da União Nacional dos Estudantes no Ceará em 2011, a qual um dos desafios dos artistas e estudantes que vem batalhando para que esse evento seja realizada pela primeira vez no Estado cearense.
A artista Amanda Priscila será responsável pela realização de uma oficina de stencil, dentro da programação oficial do evento.
O poeta Michael Marques destaca que a participação do Coletivo Camaradas, na fomentação de uma ação engajada e com perspectivas de mudanças sociais vem fortalece a identidade de atuação do grupo. Ele acrescenta que o ENECS é um dos mais importantes eventos acadêmicos do Brasil, por se tratar da construção de novos pensadores sobre a sociedade e futuros Sociólogos.

Para se ter idéia da dimensão do evento a Comissão Organizadora apresenta uma proposta de programação que incluem 112 (cento e doze) atividades do eixo acadêmico (Grupos de Trabalhos, Mesas-Redondas, Palestras, Mini-Cursos), 11 (onze) atividades do eixo político (Grupos de Discussões, Oficinas de Preparação do Ato Público, o Ato Público, Plenária Final) e 40 (quarenta) atividades do eixo artístico-cultural (Oficinas, Shows Musicais, Apresentações de Teatro e Dança, Mostra de Vídeos/Filmes, Artesanatos e entre outros) durante os sete dias de evento.



4 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Vi esse sugestivo cartaz na Universidade.

Mais forte do que a imagem é a mansagem que alerta para a mercantilização a que tudo e todos estamos submetidos nesta relação onde tudo tem um preço, um rótulo, uma embalagem.

Gostaria de poder alcançar o tempo onde o verdadeiro comunismo seja uma realidade.

Mas o raiar deste tempo depende agora de cada um.

Qual a nossa contribuição neste sentido?

Professar-se comunista é muito fácil.

Difícil é, de fato, ser comunista no meio deste capitalismo selvagem.

Alexandre Lucas disse...

Verdade Rafael...
Uma postura de dificil de assumir, num sistema minado de contradições, pressões e bombadeios de todas as espécies.
Ser comunista é um desafio...
Abraços Fraternos companheiro!

Marta F. disse...

Fico muito feliz que agora a UNE e as representações estudantis possam discutir outras temáticas. Ainda tem idiotas que acham que o apoio(financeiro inclusive) do governo deixaria o universo estudantil sem ter o que reivindicar e debater.

Armando Rafael disse...

No tempo da "guerra fria" quando ainda existia a hoje finada União Soviética, o genial estadista Winston Churchil assim definiu:

"O capitalismo é a exploração do homem pelo homem;
O comunismo é exatamente o contrário"

Melhor definição desses dois sistemas até hoje não encontrei...