TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 31 de julho de 2009

DESTAQUES DA SEMANA

A notícia da semana

Como os blogs são o jornalismo de um apenas, escolho a matéria desta semana. Uma avaliação publicada pelo Observatório da Imprensa sobre perda de hierarquia das mídias tradicionais como formadoras da Opinião Pública. Especialmente perdem importância os jornais do eixo Rio-São Paulo: Estado, Folha, Globo.

Um primeiro aspecto se referia a certo provincianismo de cada um deles. Afinal a pauta de São Paulo e do Rio não se assemelham e por isso mesmo sem possibilidade de representarem a pauta Brasil. O outro aspecto já é conhecido ao se tentar explicar a queda nas vendas dos jornais: a emergência das novas mídias, televisão e a internet.

Um aspecto relevante da análise e agora retorno à emergência dos blogs formando uma pauta de baixo para cima, se trata da pauta dos “jornalões”. Acontece que a escolha da notícia, a decisão de aplicar recursos para investigação e coberturas, perdeu o canal com a sociedade. Hoje a pauta é decidida por dentro das próprias empresas. Entre colegas, com a interveniência dos editores e donos de jornais.

Especialmente pela questão do ciclo fechado é que cada vez mais os jornais perdem comunicação com os leitores, influenciados pela suas próprias vidas, pelas novas mídias, pela conversas interpessoais e nos encontros sociais. De algum modo o Dihelson Mendonça com seu “Chapada do Araripe” entre outros no Cariri intuíram esta questão. Os blogs coletivos são experimentos por vezes não intencionais nesta linha.

A notícia da semana 2

Quem mais ocupou as editorias de jornais, rádios e televisão foi a recuperação psicomotora de Felipe Massa na Hungria. Ainda hoje na sexta feira o assunto é uma não matéria, com os irmãos e pai do piloto contando gracinhas do paciente em plena mania pós-traumática. Isso considerando certa agonia da mídia brasileira especializada com o pano de fundo do gigante Michael Schumacher no lugar de Massa.

Ninguém disse, mas todos entendemos a preocupação do presidente da Ferrari visitando Felipe duas vezes na semana. A primeira em solidariedade televisiva e a segunda para anuncia o Schumacher. O papel do especialista na mídia (este é um tema que merece um Maurício Tavares) também esteve a jogo pleno. Pois tudo agora são os especialistas, o jornalismo ficou igual às profissões acadêmicas, igual à medicina. Um assunto qualquer chama o especialista. Pois a família do Massa chamou um especialista brasileiro para falar da recuperação do piloto em Português.

Neste exemplo embora a pauta da semana tenha sido determinada por interesses estruturados externos, não o são tanto assim. Nas empresas de jornalismo existem departamentos sustentados por grandes negócios, são tão profundamente incorporados que formam pauta no próprio ciclo do jornal. Por isso Felipe Massa tomou conta da semana diante do circo da fórmula 1, tão combalido de má notícias e com a crise econômica roendo suas bases.

3 comentários:

Maurício Tavares disse...

Zé do Vale
Bem interessante o texto sobre a crise noa jornalões e na grande mídia, em geral. Estava pensando em escrever algo sobre isso. Talvez o nosso "parentesco" tenha gerado uma certa sincronicidade. Quando estiver com um pouco mais de tempo vou escrever um textinho para o colaborar com a reflexão, mais do que necessária, sobre o tema. Alguuns textos de Teoria do Jornalismo ajudam a explicar porque as notícas "são como são". Mas o que mais tem me irritado é o jornalismo de celebridades (como no cxaso de Massa apontado por vc). A total irrelevência e desisnteresse (pelo menos para mim) de algumas notícias me irritam profundamente. Acho muito boa a iniciativa de Dihelson (parece que ele é um cara de mil iniciativas e multimidiático) mas é preciso ter cuidado para não se repetir o modelo carcomido dos grandes jornais. É preciso saber filtrar o que eles têm de bom e evitar um monte de merda (com licença de Wilson Bernardo) que abunda nesses órgãos de imprensa.

Dihelson Mendonça disse...

Por falar nisso,

A "obra-de-arte" ( A foto do omelete de cocô ) do WB continua sendo polêmica nas ruas do Crato. A maioria diz simplesmente "É uma apelação". Outros, com ar de intelectual, dizem "tem um sentido artístico de alguma forma"...

rs rs rs

Unknown disse...

Já dizia uma certa canção: "Tudo vira bosta".