TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 28 de fevereiro de 2009



“O amor é um cão dos diabos”
Charles Bukowski – Um fantasma urbano

Bukowski nunca morreu. Ele passou por um processo de destilação. Foi depurado. E também dependurado pela infâmia, enforcado como um indigente intelectual. Seus escritos cheiram a detergente de banheiro público. E como os velhos pombos que se revezam para cagarem na estátua do passado, ele não se esforça mais para reaparecer, alguém faz isso por ele. Afinal de contas, sempre alguém tem que fazer o serviço sujo, seja no sentido lato seja no sentido estrito.

Dessa vez foi a L&PM Editores, além de outros títulos desse poeta maldito, foi publicado em uma pequena tiragem “O amor é um cão dos diabos”, com tradução de Pedro Gonzaga, de 2007 e ainda não esgotada. O livro conserva em garrafas de vinho barato uma coletânea de poemas escritos entre 1974 e 1977. Neles o velho safado faz referências ao sexo pago, aos balcões de quinta categoria, às drogas, às bebedeiras, às corridas de cavalos e à onipotente decadência da sociedade americana como um todo. Entre um vômito e outro, uma puta e outra, não faltam referências metalingüísticas.

Bukowski nunca foi beat. Bukowski nunca ligou para a estética. A sua concepção de arte é uma luta de boxe, é uma corrida de cavalos, ganha quem apostar certo. Quem perder pegue suas coisas e caia fora, sem precisar lavar as mãos ou a bunda. Para imaginar o Senhor Buk recitando o seu poema cínico: “Como ser um grande escritor”, é preciso nublar a mente e entorpecer as pretensões ou faça como quem vai comprar uma dúzia de ovos para bebê-los na casca ainda manchada pela cloaca.

Assim os versos surgem como uma hemorragia de um pilantra esfaqueado em uma noite desiludida: “Arranje uma grande máquina de escrever / e assim como os passos que sobem e descem / do lado de fora de sua janela / bata na máquina / bata forte // faça disso um combate de pesos pesados // faça como um touro no primeiro ataque // e lembre dos velhos cães / que brigavam tão bem: / Hemingway, Céline, Dostoiévski, Hamsun.” Essa verve tem a erupção repentina de um sexo reprimido por tanto tempo. Assim serpenteia na velha cidade decrépita a língua pagã do poeta degenerado.

Bukowski nunca foi honesto. Da mesma forma que ele nunca pagou uma conta inteira, ele sempre camuflou sua linguagem com a despretensão canastrona dos espiões. Ele desconstruía a sua técnica para não parecer estranho à porção de bacon frito com conhaque de um dólar. Isso ele fazia como ninguém. Ele era, da sua sarjeta, um voyeur da sarjeta alheia. Ele sentia prazer em lamber a lâmina da faca infectada. “Frequentemente vou comer nesse / lugar / por volta das 2h30 da tarde / porque todas as pessoas que almoçam / ali estão particularmente arruinadas / felizes pelo simples fato de estarem vivas e / comendo feijão / próximas a uma janela de vidros espelhados / que impede a passagem do calor / e não deixa que os carros e as / calçadas cheguem ao interior.” Rosna ele em “Uma janela de vidros espelhados”.

O realismo sujo desse poeta alemão-americano não é o mesmo empalhado nas pulgas, percevejos e carrapatos vendidos diluidamente em livrarias de avenidas com grande fluxo e consumido e imitado por poetas nanicos que bebem e depois lavam os aparelhos dos dentes com listerine para esconderem a ressaca. O latido desse cão só é fiel ao cio da sua própria existência. Esse é o realismo de quem de fato brigou intensamente com a vida. Quando criança Bukowski era espancado constantemente pelo pai alcoólatra. Na adolescência tornou-se mais pobre ainda e ganhou inflamações cutâneas por todo o rosto e tórax, que transfiguraram a sua solidão para sempre. Definitivamente ele entrou para a marginalia urbana como um velho trilho por onde não passam mais trens.

Bukowski nunca foi um queridinho da mídia. Sempre foi um velho anarquista. Começou a escrever tardiamente, já com 35 anos, e o fez com a paixão de um maníaco, bem mais do que cem livros. Escreveu prosa e poesia, boa e ruim. Praticou a grande literatura e a literatura barata, que não serve nem para enrolar peixe na beira do cais. Mas esse é que é o grande barato ao ler Bukowski: descobrir quais são os caminhos que levam a um boteco enfumaçado e cheio de putas e marginais ou aqueles que levam aos grandes salões freqüentados pelas boas famílias e pelos estelionatários culturais.

7 comentários:

Domingos Barroso disse...

Meu camarada e meu irmão,
visceral e sem aparências -
seu fôlego.

Bukowski é conhecido meu
desde a última epifania e tombos.

Ainda trago dentro da orelha
a cicatriz dessa amizade enlouquecida.

Um forte abraço.

Lupeu Lacerda disse...

o que posso dizer?
muito obrigado.
amo o velho buck, beat ou não.
imito o velho buck
(consiga ou não)
e você é um escroto muito competente, que abriu de faca o peito do meu bêbado mor.
evoé lobisomem.
evoé velho buck.

Marcos Vinícius Leonel disse...

Pois é, poetas, eu também tenho um carinho muito especial por esse doido. Cheguei até a fazer traduções horríveis dos originais, sem acreditar que aquilo era aquilo mesmo. Eram verdadeiras madrugadas etílicas. Sem lenço e sem documento, num quarto frio de pensão, na Capote Valente, no bairro de Pinheiros, numa São Paulo perdida no tempo, mas não na saudade. Depois mudei para um prédio na Alameda Santos, nos Jardins. Ele me acompanhou naquela fase de loucura. Gostava de ler poesias suas, de madrugada, depois da balada, e depois me debruçar na janela do apartamento, décimo quinto andar, e ficar apreciando a cidade com a sua insônia. Não existe a menor chance d'eu esquecer isso.

Domingos
Eu também lembro da sua fase Bukowski e também dos seus golaços na bicentenário. Eu parei de beber, mas volto a dizer, no dia que a gente se reencontrar a gente toma um porre, sem saudosismo, agora só presente.

The Lupas, com o seu talento você não precisa imitar ninguém. Também lembro da nossa fase Bukowski, pé em baixo, no talo, fritando as válvulas do amplificador.

abraços

Anônimo disse...

o Buk é foda. gosto dele, genial. mas ando na fase de sacar que ele é poeta, sendo. ou seja, ele seria um puta poeta em quaisquer circunstâncias. explico melhor aqui: http://www.verbo21.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=174&Itemid=111.

Anônimo disse...

ah, claro: texto do caralho. de quem saca e entende o cara.

repito o link abaixo

http://www.verbo21.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=174&Itemid=111

Marcos Vinícius Leonel disse...

Valeu o comentário Gustavo,
realmente ele é poeta em todas as circunstâncias, a crítica é que tenta menosprezar essa condição dele.

Vou dar uma sacada no link.

Valeu, poeta!

Marcos Vinícius Leonel disse...

Valeu o comentário Gustavo,
realmente ele é poeta em todas as circunstâncias, a crítica é que tenta menosprezar essa condição dele.

Vou dar uma sacada no link.

Valeu, poeta!