TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 31 de janeiro de 2009

A Romaria das Candeias é a terceira maior realizada em Juazeiro do Norte. Em 2009, a expectativa é reunir 250 mil pessoas até esta segunda-feira (Foto: Dário Gabriel)

Juazeiro do Norte
Romaria das Candeias termina amanhã

Segue, em Juazeiro, a terceira maior romaria da região. É a festa de Nossa Senhora das Candeias, que deve reunir cerca de 250 mil fiéis na cidade. A lei que proíbe som de carro e barraca no entorno das igrejas está sendo mantida
Daniela Nogueira
da Redação
Milhares de romeiros estão, no Cariri, participando da festa de Nossa Senhora das Candeias, que segue até amanhã, dia 2. A expectativa da organização é de que cerca de 250 mil fiéis participem da festa durante os cinco dias em que ela ocorre. Todos os dias, há missas em, pelo menos, sete horários. Uma delas, às 19 horas, é celebrada pelo bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico. Mas a maior parte dos fiéis deve mesmo chegar neste domingo para participar do momento maior da festa, que ocorre, nesta segunda-feira. Neste ano, um decreto municipal determinou a proibição do uso de carros de som e do som de barracas, próximo à Paróquia São Francisco, à Igreja de Nossa Senhora das Dores e à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O som não pode ser executado nos horários em que, normalmente, são celebradas as missas - das 18 às 21 horas. O mesmo decreto estabelece que os bares próximo às igrejas funcionem só até meia-noite.

De acordo com José Carlos dos Santos, secretário do Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, a lei está sendo respeitada na cidade. “A Igreja já estava reivindicando isso. É para dar uma maior organização à romaria”, explica. O secretário diz que sacolas plásticas estão sendo distribuídas para ambulantes e outros comerciantes, para fazer com que a cidade fique mais limpa. Segurança Até sexta-feira, nenhuma ocorrência grave havia sido registrada pelos órgãos de segurança em Juazeiro do Norte.
Para a festa religiosa, foi montada a Operação Romaria das Candeias, que integra ações da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Juizado da Infância e da Juventude. A festa de Nossa Senhora das Candeias, apesar de ser a primeira romaria do ano, encerra o ciclo das grandes romarias, que se inicia em setembro com a homenagem a Nossa Senhora das Dores. A Romaria das Candeias é a terceira maior realizada em Juazeiro do Norte. Fica atrás apenas da Romaria de Finados, em novembro, em memória a padre Cícero, e da celebração no dia 20 de julho, que relembra a morte do santo popular. “Celebramos a romaria todo dia 20. Em janeiro, coincidiu com o dia de São Sebastião e ficamos superlotados”, citou padre Paulo Lemos, administrador paroquial da Basílica.
SERVIÇO
Mais informações sobre a Romaria das Candeias na Basílica de Juazeiro do Norte podem ser obtidas pelo telefone (88) 3511 2202.
EMAIS
- A festa das Candeias é a festa das luzes. Nela, celebra-se a apresentação do Menino Jesus, quando Maria e José, depois de 40 dias após o nascimento de Jesus, vão ao templo cumprir a lei hebraica. Maria apresenta a Deus o filho Jesus e o oferece a Deus. - Nossa Senhora das Candeias é aquela que oferece Jesus como a luz do mundo, para iluminar as trevas dos fiéis. - O tema da festa este ano é “Na Basílica de Juazeiro, com a mãe das Candeias, apresentamos Jesus como Luz da Vida”.
PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA
1º de fevereiro, domingo - 5h - Ofício da Imaculada - 6h, 9h e 17h - Missa na Matriz - 7h, 10h e 17h - Missa na Capela do Socorro - 19h - Celebração presidida por dom Fernando Panico - 20h30min - Show do Chapéu
2 de fevereiro, segunda-feira - 5h - Ofício da Imaculada - 6h e 9h - Missa na Matriz - 7h, 10h e 15h30min - Missa na Capela do Socorro - 12h - Bênçãos e despedida - 17h - Bênção e procissão - 18h - Encerramento (Praça do Romeiro).

Nenhum comentário: