TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Políticos do Cariri - Século XX

(Fonte:site www.terra.com.br)

Postado por Ivan Maurício em 24/11/2008 09:11

ADAUTO BEZERRA



Foto: Cartaz de campanha eleitoral (Acervo da Fundação Waldemar Alcântara)

O coronel Adauto Bezerra (Juazeiro do Norte, Ceará, 1926) começou sua carreira política em sua cidade, integrando uma das mais importantes famílias da região do Cariri, situação que,sem dúvida, contribuiu para que se elegesse deputado estadual em quatro pleitos sucessivos: 1958, 1962, 1966 e 1970. Escolhido pelo general Geisel e referendado pelos votos da Arena (partido de sustentação do regime militar vigente) em eleições indiretas – na verdade era mais uma nomeação do que uma eleição competitiva – tornou-se governador do Ceará no ano de 1974. Não parou por aí sua carreira política, visto que, mais uma vez, foi eleito deputado federal em 1978 e vice-governador em 1982, quando voltaram a acontecer eleições diretas para os governos estaduais, nas quais foi eleito Gonzaga Mota com apoio dos coronéis Virgílio Távora, César Cals e Adauto, que assinaram, em março de 1982, o Acordo dos Coronéis ou o Acordo de Brasília. O governador Adauto Bezerra criou a Secretaria para Assuntos Municipais, a qual foi entregue ao seu irmão Humberto e veio a se tornar um importante meio de controle sobre as prefeituras dos municípios do interior. As reivindicações de deputados estaduais e prefeitos municipais passavam necessariamente pelo gabinete do coronel Humberto Bezerra, situação que o tornava o homem forte do governo de seu irmão Adauto. Como conseqüência da bem articulada estrutura política montada pelos irmãos Bezerra, a vitória da Arena, em 1976, foi esmagadora, elegendo 95%do prefeitos do interior, enquanto sobram minguados 5% para o MDB. Entretanto, em janeiro de 1978 o governador Adauto renunciou ao cargo sob a alegativa de desincompatibilização para concorrer às eleições municipais parlamentares. Waldemar Alcântara, virgilista em tempo integral, assumiu o governo.

Adauto, nas eleições do ano de 1978, foi o mais votado deputado federal do Nordeste. Segundo o coronel Adauto Bezerra, em depoimento dado a este autor durante uma caminhada pelo calçadão da Avenida Beira-Mar de Fortaleza, sua mais importante realização estava ali bem próxima, sob o asfalto da avenida, beneficiando a todosos que não a enxergavam: o interceptor oceânico e o emissário submarino. Através deles se realizava o saneamento de parte da cidade, criando condições de salubridade para o meio ambiente. No mesmo depoimento, o ex-governador Adauto Bezerra deu destaque à ampliação da rede elétrica (...) e à construção de estradas vicinais que uniam as pequenas cidades às principais estradas que riscavam de asfalto o chão do Ceará. Foi igualmente importante para o estado a criação de Unidades Mistas de Saúde, melhorando o atendimento à população, sobretudo às mulheres gestantes. Além disso, merece destaque a ampliação do abastecimento de água para as cidades.

3 comentários:

Armando Rafael disse...

1974...
38 anos atrás.
Foi a última vez que um caririense chegou ao governo do Ceará. De lá prá cá só deu fortalezenses e sobralenses.
De Fortaleza: Gonzaga Mota e Tarso Jereissati( 3 vezes ); de Sobral: o clâ dos Ferreira Gomes (2 vezes)e pelo visto a coisa vai continuar em 2010...

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Sem contar o Lúcio Alcântara que de raizes em São Gonçalo do Amarente é um típico político de Fortaleza.

Armando Rafael disse...

Caro José do Vale,
Você tem razão. Esqueci o Lúcio Alcãntara que nasceu em Fortalezaa, embora ao pai fosse de São Gonçalo do Amarante...