TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 22 de novembro de 2008

LEMBRANÇAS DE UM ERRANTE...


Às vezes me pego a lembrar lugares
Por onde me deixei andar.
Uns remotos, onde o vento acurva.
Outros logo ali, onde se desfaz.
Passaram por mim,
Rostos os quais nunca mais verei.
Guardei-os em mim e para eles me deixei...

Em algumas paragens bebi água.
Água boa, dormida. Água de quartinha!
Fui um estranho para estranhos,
Mas, de palavras me vali
Com a água bebida num só gole, matei a sede,
A de ser do ser e a de não ser tão só,
Bebi a simplicidade da gente conheci.

Errante, vaguei por cidades, vilarejos,
BR’s e rodagens, onde os cruzeiros à margem,
Contém um asterisco e um sinal de mais...
Já estão noutra jornada os que não voltarão jamais.
Vi casebres. Nas portas, pintada uma cruz,
Estão protegidas as moradas onde mora o salvador Jesus!

Um dia a lembrar lugares,
Recordo ter visto o tempo,
A passos esmos...
Largado do amor dos homens.
Dera com os brancos sua barba longa,
Esquecida de cortar.
Mas lembrava um mapa, um guiar,
O rosto daquele senhor!
E eu me vi com um cajado,
Um saco abarrotado de estórias,
Um caneco de beber saudades,
Trajando as vestes do tempo,
Esquecido de ser lembrado.

Foto e poesia: Pachelly J.
"Direito reservados"

5 comentários:

socorro moreira disse...

E pode ser mais bonito ?
Esse sentimento é tão meu ... Acho que a tua alma me visita ...
Teu poema é uma convenção das impressões humanas.

socorro moreira disse...

Repassei tua poesia , e de novo me encantei !
Que foto !


O que faço com esse menino ?
- Meu ídolo!

Pachelly Jamacaru disse...

Mas bichinha, tu gostas de me encabular né?
Tu deixas a porta aberta e eu não faço cerimômia para visitar e beber nas fontes dos jardins líricos de tua alma!
Em se tratanto de poesias, ir nêga, tenho muito que aprender contigo. Olha, falo sério, sem demagogia hein!
Xeros

Dihelson Mendonça disse...

Não importa como faças, sua poesia é para mim uma taça transbordante de música em todos os sentidos possíveis. A água que brota da fonte da batateira, certamnte que tem um sabor diferente e melhor do que a água dos grandes mares...

Um grande abraço, meu querido e poeta amigo!

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Obrigado Grande Maestro e querido amigo sem dúvida!
Abraço, grande abraço!
Pachelly