TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Grande Gil !



Gilberto Gil vai "poder dormir mais", diz Flora

Claudio Leal

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, não enfrentou resistências familiares para tomar a decisão de deixar o governo federal. Em conversa com Terra Magazine, a mulher do compositor e ministro, Flora Gil, revela o alívio: "Nossa! A Preta agradece, todos os filhos, o neto, todo o mundo."

No início da noite desta quarta-feira, 30, Gilberto Gil formalizou a saída do Ministério da Cultura para dedicar-se com mais intensidade à carreira artística. O secretário-executivo, Juca Ferreira, pode assumir a pasta em caráter definitivo. Flora avalia a escolha do marido:

- Eu achei mais tranqüilo pra vida dele, pra saúde também. Ele vai poder dormir um pouco mais, vai se alimentar melhor, cuidar melhor da música. Achei que estava na hora. Achei boa a decisão. Achei bacana.

Em 2007, Gil havia tornado público o medo da "perda de qualidade vocal", mas, a pedido do presidente Lula, aceitou permanecer no cargo. Agora, fez a opção final. E segue a turnê "Banda Larga Cordel".

- Ele lançou um disco e não tem como você lançar um disco sem divulgar. Pra isso, tem que se afastar... Então, não dá pra você fazer as duas coisas bem ao mesmo tempo - explica Flora.

Terra Magazine

6 comentários:

Armando Rafael disse...

Muito sugestivo o título da matéria: GILBERTO GIL VAI PODER DORMIR MAIS...

Ah! esses baianos...aliás contam uma historinha de Gilberto Gil:

Segunda-feira 9:30 da manhã , Gil, super tranquilo descansa na rede de sua casa. De repente, não mais que de repente como diria outro poeta, vê um escorpião vindo em sua direção, e ai começa a gritar:
- Flora ôoo Flora, o que é que bom para picada de escorpião?
- Oxente, meu amor por que?
- Anda logo Flora , pois ele tá chegando...

blogdogilsonfilho disse...

Ué... O Gilberto Gil era ministro da Cultura?

jflavio disse...

Ele tem lá o direito de assumir aquela criativa ociosidade baiana que já se tornou folclórica. Que o diga o velho Dorival Caymmi já beirando os 100. Ele é o maior compositor brasileiro vivo, na minha modéstia avaliação e já tem quase que 500 músicas compostas no seu ócio criativo.Grande Gil !

jflavio disse...

Era Gilson Ministro sim, Gilson e, a meu ver, o melhor que eu conheci desde que me entendo de gente. O Gil tem um conhecimento holístico de arte, buscou meios de interiorizar o acesso , lutou por mais verbas para sua pasta e, antes de tudo, ele é muito maior que o cargo que exerceu.

Gilvan Vilarim disse...

Façam uma pesquisa na rua perguntando se as pessoas lembram do nome de algum ministro da Cultura de algum governo, qualquer um. Só vai dar Gil.

. disse...

Jflávio,

Estás absolutamente certo. E olha que eu me entendo por gente há umas 60 décadas.
Bastaria apenas a multiplicação dos espaços e ampliação do acesso aos bens culturais levadas aos quatro cantos do país, para incensá-lo como o melhor agente oficial da cultura (incluídos aí, secretários e ministros ao longo do tempo) que o país conheceu.
Ele foi muito além disso, ao se desdobrar pela (con)firmação de uma consciência identária nacional.

Aquele abraço, grande ministro Gilberto Gil!

Lou Isa