TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 29 de maio de 2008

SOS BATATEIRA! - A Audiência

Solicitada pela APA-Araripe - Dr. Jackson Antero – a audiência com o Ministério Público para a solução definitiva do problema que envolve a distribuição de águas das fontes nascentes na parte cratense da Chapada do Araripe (principalmente a fonte Batateira).
Mara Guedes (Partido dos Trabalhadores-PT) comparou a Terra a uma mulher-mãe que estava sendo malatratada e pedia socorro.
Dr Elder (promotor) conduziu com extrema leveza e serenidade a audiência, ontem, no Teatro Municipal do Crato.

O Partido Verde e o Movimento SOS Rio Batateira (SALATIEL e ED ALENCAR) fez ver ao Ministério Público que toda aquela questão foi provocada para que se retome as águas que perenizam o rio que passa pela reserva ecológica do Sítio Fundão. A distribuição de águas teria agora que levar em conta, preferencialmente, a vazão ecológica que vai permitir a revitalização do da Flora e Fauna daquela reserva, hoje ameaçada.


O presidente do CONPAM e do Partido Verde, Dr. André Barreto, acompanhou com interesse todas as discussões.

Ao final, após 07 horas de assembléia, as instituições reguladoras (COGERH, SAEC, PREF.MUNICIPAL), órgãos fiscalizadores e ambientalistas (SEMACE, CONPAM, APA-ARARIPE, FUNDAÇÃO ARARIPE, FLONA) movimentos sociais organizados (Fundação Mussambê, SOS Rio Batateira) e partidos políticos (Partido Verde e Partido os Trabalhadores) e, ainda, representante dos moradores que utilizam a água para consumo e atividades agrícolas, todos, contribuíram com idéias, sugestões e propostas para o documento final que foi elaborado e assinado pelas partes interessadas e que determina os prazos, responsabilidades e multa pelo descumprimento das cláusulas pertinentes.

Parabéns a todos que tomaram para si a responsabilidade sobre o equilíbrio do nosso eco-sistema. Estamos ainda no começo!

Nenhum comentário: