TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 19 de março de 2008

NOITADA CULTURAL NA ALIANÇA FRANCESA RECIFE

Comunicação Aliança Francesa - PE18/03/2008 - 16:10

Público encanta-se com manifestações em torno do lançamento de Pernambucana

Raquel do Monte

Música, teatro e artes plásticas convergiram e dialogaram com a literatura na noite da última sexta-feira no Café Culturel da Aliança Francesa do Recife. Na ocasião, foi lançado o livro Pernambucana de Geovania Freitas. A noite multicultural teve início com a fala do diretor da Aliança Jean-Victor Martin que destacou entre outras coisas as raízes pesqueirenses da autora, sublinhando que a região agrestina é um pólo de escritores e intelectuais. Em seguida, o crítico literário e professor da Aliança Lourival Holanda teceu algumas observações sobre a escrita de Geovania, destacando o desejo de voltar às raízes como uma forma de resistência ao processo de apagamento cultural promovido pela globalização. "Essa tentativa de consciência de si, concretizada através do retorno ao espaço da infância e das raízes culturais simboliza um dos eixos resistência possibilitado pela ficção", afirma o doutor em Literatura. Na segunda parte da noite houve a apresentação do violonista Calazans Callou e do baixista Eduardo Simões que trouxeram dois poemas de Geovania musicados por Callou. Dando continuação a programação da noite houve a apresentação teatral de um trecho de Pernambucana que foi encenado por um grupo de jovens atores coordenados por Socorro Raposo.Visivelmente emocionada Geovania finalizou a noite agradecendo a participação de todos e convocando o público para apreciar a exposição de telas de Fernando Alves.

5 comentários:

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Calazans, Calazans! Lupeu deu as caras por aqui e a gente lembrou muito dos tempos Pombos Urbanos, Fator RH. Fizemos a festa! Eu e o Rafa não paramos de dizer das suas produções musicais e parcerias com o Geraldo. Percebo que você continua "aprontando" por ahi. Você já acessou o b log montado pelo Rafa para o Geraldo Urano? Um primor, cara!
Um abraço fraternal (ou fraternex),

Calazans Callou disse...

Oi Salatiel, soube por Guilherme, meu irmão, de vocês três nos bares do Crato: Você, Lupeu e Rafael. Já, muito bom o blog Vaga Lume, tenho lido seus textos postados no cariricult.
Brevemente estarei passando uns dias no Crato, quando estiver aí te ligo.
Abraços.

Carlos Rafael Dias disse...

Grande Calango, rap-til e blueseiro. Aguardamos por aqui suas altaneiras rastejadas.

Calazans Callou disse...

Beleza poeta, semana que vem estou gravando em estúdio duas parcerias com você. Desse vez quem vai me acompanhar é uma banda das antigas d´aqui de Recife, Eles tocam na noite. O acaso levou-me até eles. as músicas ficarão com uma roupagem da década de 70/80.

Marcos Vinícius Leonel disse...

valeu Calazans
é isso cara, tem mais é que demarcar território mesmo,
esse é seu talento no palco.
Em breve estaremos aí, sacando o show de uma das mais lendárias bandas da contra-cultura americana, The New York Dolls, apadrinhada pelo Velvet Underground, e mais particularmente por Lou Reed. Até lá compositor.
vlw