TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 20 de março de 2008

Faleceu Chiara Lubich, a fundadora do Movimento dos Focolares

"Deus é Amor; aquele que está no amor habita em Deus e Deus nele”. Estas palavras da primeira carta de São João exprimem com clareza o centro da fé cristã: “Cremos no amor de Deus”. Desse modo o cristão pode expressar a escolha fundamental da sua vida.O início da vida cristã não se constitui numa decisão ética ou numa grande idéia, mas num acontecimento, um encontro com uma Pessoa, que abre à vida um novo horizonte, um rumo decisivo.
Bento XVI
É exatamente a descoberta de Deus Amor que abre um novo horizonte e um rumo decisivo não só na vida de Chiara Lubich, mas de milhões de pessoas.Diálogo inter-religioso. Diante dos desafios da sociedade cada vez mais multi-cultural e multi-religiosa, se evidenciam os frutos de paz gerados pelo diálogo com seguidores das diversas religiões, iniciado nos anos 70. Chiara e o Movimento Folcolare mantêm contatos não só com personalidades ou seguidores de diversas religiões, mas também com movimentos.
Budistas – Em Tóquio, em 1981, diante de 10 mil budistas, Chiara Lubich é a primeira mulher cristã a expor a sua experiência espiritual num templo budista; e em 1997, na Tailândia, a monjas e monges budistas.
Muçulmanos – alguns meses depois, ela fala na histórica Mesquita ‘Malcolm X’, do Harlem, em Nova York, diante de 3 mil muçulmanos afro-americanos;
Judeus – No mesmo ano, em Buenos Aires é recebida por organizações judaicas.
Hindus - Em 2001, na Índia, abre-se uma nova página no diálogo do Movimento com o mundo hindu.
Em 1994, Chiara Lubich é nomeada presidente honorária da Conferência Mundial das Religiões pela Paz (WCRP).
No campo civil

2 comentários:

Armando Rafael disse...

Em uma atmosfera serena, de oração, e de profunda comoção, Chiara Lubich concluiu a sua viagem terrena. Ele faleceu no último dia 14 março de 2008, aos 88 anos. Estava na sua casa em Rocca di Papa (Itália), para onde havia retornado do Hospital Gemelli, depois de ter expresso esse desejo.

Ele contou como surgiu a idéia de criar o Movimento dos Focolare:

"Trento, 1944

Em um refúgio anti-aéreo abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus:
“Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

Chiara Lubich"
Surgia assim um caminho comunitário para a santidade – É um caminho espiritual aberto a todos: jovens e crianças, leigos e religiosos. “A santidade é acessível a todos; desmoronam os muros que separam o mundo leigo da vida mística; abrem-se os tesouros de um castelo aos quais apenas poucos tinham acesso”, como escreveu Igino Giordani, uma das pessoas que colaboram com Chiara para difundir os Focolares em 182 países do mundo...

Jeveaux disse...

Aos Focolares!
Chiara Lubich vive, apenas está um pouco mais distante... “Ausente”, jamais!
Lindo legado deixado por Chiara,
Movimento dos Focolares!
Ser seguidora deste Blog é uma honra.
Marilda Silveira.
BH. MG. 2009-09-29