TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

GANHE UMA PASSAGEM PARA MARTE SE ADIVINHAR O NOME DA NAÇÃO QUE AMEAÇA SEUS VISITANTES ASSIM

Caro Leitor: uma promoção de páscoa. A seguir apresentaremos a lista de sujeições que um cidadão terá ao entrar numa determinada nação do mundo. Ao final responda a três perguntas e se acertá-las ganhará uma passagem ida e volta a marte, de uma estação de discos voadores secreta. A única referência é que a estação é verdadeira e localiza-se num alto do Vale do Rio Batateira, onde os Urubus costumam ir dormir. Vamos às exigências:

* É preciso deixar as impressões digitais dos dez dedos ao entrar no país;

* Um funcionário da alfândega pode pedir que você ligue o seu laptop e tem cobertura legal para bisbilhotar o conteúdo, inclusive exigindo que você forneça a senha para arquivos confidenciais. No extremo, pode confiscar o seu computador.

* Se ele suspeitar que você tem ligação com algum grupo terrorista, você pode ser preso independentemente da apresentação de indícios e provas.

* Se você entrar no país e por acaso for considerado suspeito, o governo pode ouvir as suas conversas telefônicas sem autorização judicial e a companhia telefônica tem imunidade se você decidir processá-la por invasão de privacidade.

* Se você for declarado "combatente inimigo", não tem direito a habeas corpus e, no extremo, pode ser interrogado pela "Iteligência Nacional" com o uso de um método de tortura chamado de waterboarding, ou afogamento simulado.

* Nesse caso, você não poderá conversar privadamente com seu advogado e todo o correio e as anotações feitas por ele podem ser requisitadas pelo governo. Se o governo tem uma acusação contra você baseada em informações que considera confidenciais, tem o direito de sonegá-las a você e a seu advogado.

Agora vamos às perguntas:

a) Por tais exigências a que conclusão você chegou sobre o regime desta nação? É uma democracia, uma ditadura, uma monarquia ou um estado terrorista?

b) Dependendo da conclusão a que você chegou sobre o regime. Pergunta-se: a) As pessoas estão protegidas em seus direitos de ir e vir? b) o Estado pode acusar você injustamente? c) o único risco é você xingar o nome do soberano? d) Você pode ser recrutado para combate ao terrorismo?

c) Após responder às duas perguntas procure nomear a provável nação moderna que exige tais normas. a) Cuba na era Fidel; b) Afeganistão atual; c) Venezuela de Chavez; d) Os EUA de Bush. e) a Bolívia de Morales, f) o Brasil de Lula, g) O Iraque sob ocupação estrangeira.

Responda na sessão comentários que a comissão organizadora premiará os vencedores.




2 comentários:

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Seria o INFERNO? não, né? Pode até ser que não, mas SATÃ mora lá, né? ou seria o Éden perdido? depende?
vou arriscar: É Cuba. não? então outra chance...
ÁREA: 9.372.614 km²
CAPITAL: Washington
POPULAÇÃO: 300 milhões (estimativa 2006)
MOEDA: dólar norte-americano ( US$ )
NOME OFICIAL : Estados Unidos da América ( United States of America ).
NACIONALIDADE: norte-americana ou estadunidense.
Se não for...

Amanda Teixeira disse...

Eu concordo com o moço que respondeu antes...

Mas também quero minha passagem pra Marte!