TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008


Nirineu era o poeta do prédio. Falava difícil. Lia a seleções todos os meses. Tinha como hobby conhecido colecionar palavras. Decorava-as. Estudava seus significados e significantes. Com seus achados escrevia coisas. Determinava outras. Nomeava passantes e passarinhos. Pouco falava. Quando assim fazia, era pra dizer: leiam-me! Nirineu tinha um outro hobby: colecionava pentelhos de gente morta. Entrava no necrotério de madrugada com sua pequena tesoura e fazia sua colheita. Alfredinho, filho de Juvenal da farmácia foi quem descobriu o segredo de nirineu. Por acaso olhou pela sua janela e o viu catalogando pentelhos. Cor. Textura. A quem pertenciam. Contou no bar. E a noite, quando nirineu adentrou o recinto, todos os freqüentadores levantaram, enfiaram as mãos dentro das calças e arrancaram chumaços de pentelho. Foi uma chuva torrencial de pelos pubianos em cima de nirineu. Nirineu enlouqueceu. Dizem que ataca pessoas na rua. Recita um poema. Arranca pentelhos das vítimas e se justifica: - é pra fazer uma corda, pra me levar pro céu.

5 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Lepeu:antes de ler seu texto. De propósito. Neste janeiro de férias o blog esteve mais árido sem você por aqui. Vamos emaranhado que emaranha só para demonstrar que tupo múltiplo, complexo e cansativo de descrever, mas simples de sacar.

Abraços

Gustavo Rios disse...

é isso. sacar o que realmente importa. ruído, caos, sonho. literatura de Lupeu é tudo isso.

Marcos Vinícius Leonel disse...

valeu the lupas,
parece qwue sa pasmaceira tá indo embora, ainda falta se ir mais
abraços

Glória disse...

Lupeu, uma vez num bar aqui do Crato, tu chegou pra mim e Jô (de Sérgio) dizendo que uma paquera tua tinha colocado vidro fumê na xana. Já imaginou o trabalho que Nirineu teria pra arancar pentelhos tendo um vidro fumê à frente ?...rsrs
Bjos, meu lindinho !

Lupeu Lacerda disse...

zé do vale, grande zé. saudade da cult cariri e de você meu camarada. estamos aí de novo, metendo de quando em vez uma dinamitezinha nos pés de alface da galera. um grande abraço.

guga cabeção amigo de fé. em feira de santana a gente vai arrebentar! manda o cartaz (lindo) pro cariricult. um abraço mano.

lobo leonel, bom estarmos de novo em sintonia. ganhei seu livro "que livro". do caralho meu irmão. um grande abraço.

godóia, o que pode ser melhor que uma boçeta com ray-ban? você é minha memória randômica. um beijo meu e de nirineu.