TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Máscaras

O deputado carioca Alberto Brizola apresentou, há uns três anos, projeto de lei na Assembléia Legislativa daquele estado, no mínimo estapafúrdio. Reza o tal projeto sobre a proibição do uso de máscaras durante o carnaval. Na visão do legislador, esta medida arrefeceria a onda ou tsunami de violência que tem contaminado a mais charmosa cidade do mundo. Só num único dia, na baixada fluminense, 30 pessoas haviam sido chacinadas, num massacre praticamente inédito no Brasil. Que culpa tinham ? Uma só: estavam no local e na hora errados. Nossa violência urbana consegue fazer mais baixas que guerras em países conflitados. Aqui o somatório das violências doméstica, do trânsito, do tráfico, das ruas, dos morros é suficiente para nos tornar uma nação em guerra constante. Salve-se quem puder!
É possível que, em meio a esta saraivada eterna de balas, o deputado Brizola tenha gestado esta solução mirabolante. Na visão de Alberto, os assaltantes aproveitam as festas mominas para, mascarados e inidentificáveis, cometerem seus atos ilegais. Pulularam protestos no Rio contra a lei que se mostra, claramente, inócua e tem a função única de desacreditar mais ainda a atividade legislativa neste país. Estes senhores, enfatiotados, pagos regiamente pelo povo, incapazes de destilar uma só gota de suor, deviam ao menos manter um silêncio obsequioso , ao invés de tentar mostrar tão descaradamente, sua inutilidade. Primeiro , os assaltantes do Rio já não têm pejo de cometer delitos à plena luz do dia, de rosto descoberto. Depois, como aquele massacre demonstrou, a violência, infelizmente, não acontece só no carnaval. O sangue de inocentes jorra, todo o dia, de uma fonte perene e contínua. Simplesmente o tráfico tem dado mostras seguidas de que é mais organizado que a polícia( que joga, invariavelmente no mesmo time) ,mais que o governo do Rio, que a Assembléia Legislativa. No Rio, ao contrário do que se divulga, não existe um Governo paralelo, prevalece , sim, um governo único e organizadíssimo: o tráfico.A razão de ele ter se aperfeiçoado tanto administrativamente é uma só: o tráfico assumiu todas as funções sociais que seriam da alçada constitucional do Estado. Ali, como em tantos outros locais do país, absorveu para si as funções de poder executivo, legislativo e judiciário. Tirar a máscara do folião , caro Brizola, é tão inócuo quanto cuspir no rio de lava que escorre do vulcão, na inglória tentativa de torná-lo extinto.
Ademais, se o preclaro parlamentar fosse melhor observador, descobriria que a nobre atividade de dissimular, de vestir vários papéis no palco da vida , quem melhor exerce é o político. Ninguém neste país usa tantas máscaras e desempenha tantos papéis. A mal disfarçada máscara de honesto, o adereço de profundo religioso, a maquiagem de solidário e bondoso, a fantasia de pai dos pobres, o figurino de caridoso – o político faz-se um artista na arte de representar a comédia bufa no nosso pesado cenário cotidiano. Assim, parece esquisito ver o deputado envergar uma cruzada contra suas próprias hostes, querendo proibir aquela indumentária que é a farda básica de qualquer político brasileiro : a máscara.
E não pára por aí, meu caro deputado. Gostamos todos de apreciar a espontaneidade das crianças que, quando não querem , dizem não e quando estão tristes choram e esperneiam. A civilização cobriu os adultos de escudos e disfarces. Os manuais de etiqueta e postura , as diretrizes religiosas, as regras de cunho moral são todos freios que a humanidade nos foi impondo.Assim , dissimuladamente, vamos rindo por fora e chorando por dentro. Somos delicados na superfície enquanto imprecamos palavrões intimamente. Conseguimos até amar sem amor. No fundo, todos carregamos a dualidade do anjo-demônio. Estes artifícios são talvez uma maneira de mostrar apenas nossa face angelical, amenizando o cheiro de enxofre que ameaça escapar dos nossos porões. A máscara está também, meu caro Brizola, nas bases fundamentais da sociedade.Todo mundo é um pouco zorro- Don Diego; às vezes pousa de Clark Kent, outras de Super-Homem. A face que se contempla no companheiro de trabalho, no amigo próximo, na esposa é apenas um reboco preparado para esconder o essencial, o verdadeiro—muitas vezes , talvez, porque não teríamos coragem de olhar para o fundo do abismo.
Sem a máscara, caro deputado, não existiria qualquer organização político-social. Por incrível que possa parecer , os únicos neste mundo que têm a coragem de aparecer sem nenhum disfarce, nus na crueza dos seus gestos e dos seus sentimentos , são justamente aqueles que o senhor pensa em proibir de usar uma máscara inócua num simples baile de carnaval.

J. Flávio Vieira

Nenhum comentário: