TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

"Entre Telhas" - Exposição da artista Plástica Josely Carvalho.


“Entre Telhas”

Exposição da artista Plástica Josely Carvalho.

Até 6 de Janeiro de 2008 no Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri

Josely Carvalho é uma artista plástica e pesquisadora de vanguarda, trabalha com instalações diferenciadas, onde soluções eletrônicas e digitais se mesclam a materiais artesanais ou industriais, como por exemplo, telhas, tijolos, madeira. Partindo dessa premissa, a artista alimenta sua obra através de componentes como: objeto, gravura, pintura, poesia, vídeo, som, livro-arte, fotografia, instalação e web art. Book of Roofs, sua obra mais importante, é um trabalho em progresso, de alcance amplo, onde a idéia de abrigo é explorada em todas as suas conseqüências e contradições. Segundo Josely a telha é ao mesmo tempo metáfora e materialização dessa idéia: “ela nos protege dos rigores da natureza, da hostilidade dos adversários e oferece refúgio para nossa interioridade, como o casco da tartaruga ou a concha do caracol. Mas ela serve também, nessa obra, como uma matriz geradora de sentidos, a partir da qual se arma uma trama de temas correlatos: o problema dos que não têm teto para se abrigar, as crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades, os que deixam seu teto para migrar a outros países em busca de oportunidades, povos que perdem seu teto por invasão estrangeira, e assim por diante”. A idéia, originalmente materializada sob a forma de instalações, fazendo combinar esculturas constituídas de pilhas de telhas e projeções de vídeo sobre elas, migra mais recentemente para o ambiente virtual da Internet. O livro das telhas de Josely Carvalho, agora em formato eletrônico, é construído de modo que cada telha funciona como uma página e em cada uma delas inscreve-se um pensamento, uma imagem, um som, ou uma combinação deles todos, na tentativa de construir uma memória inicialmente individual da artista e, depois, com a colaboração de cada vez mais pessoas se unindo em volta de uma memória coletiva sobre a busca e a perda do abrigo. Desenvolvendo assim uma teia dialogal, através da web.

Josely Carvalho reside em Nova York desde 1976 sendo que nos últimos anos mantém um segundo ateliê no Rio de Janeiro. É constantemente contemplada com um grande número de bolsas e prêmios entre eles; National Endowment for the Arts 1995-96 (NEA); New York Foundation for the Arts 1987 & 1999 (NYFA); Rockefeller Foundation, Bellagio International Study Center, 2000; Art Matters Inc.; Creative Time.

Seu projeto Book of Roofs/Livro das Telhas (http://www.book-of-roofs.net) recebeu bolsa-premio do Creative Capital Foundation 2000-05; artista-em-residência na Harvestworks Media Lab Center, Nova York, 2001 e New York State Council for the Arts 2001-02. Com este projeto, tem participado de muitos eventos e exposições no Brasil, Europa e nos Estados Unidos assim como vários arquivos de web art. Entre eles: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, 2000; Des Lee Gallery, Wildwood Press em St. Louis, MO., 2002; ISEA/2002, Nagoya, Japan; VIPER International Festival of Film/ Video and New Media, Basel, Switzerland; File 2002, São Paulo; Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, 2003; SESC Flamengo, Rio de Janeiro, 2004; Centro Cultural da Caixa, Brasília, 2005.

Josely Carvalho tem realizado diversas exposições individuais, entre elas: Galerie 1816, Bretenoux, France; Centro Cultural da Caixa, Brasília; Art in General, Nova York; Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; Intar Gallery, Nova York; Casa de Las Americas, Havana, Cuba; Museu de Arte de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea do Paraná; Tyler Gallery, Tyler School of Art, Philadelphia; Gallery North, Miami Dade College, Miami; Olin Gallery, Kenyon College, Ohio; Insituto de Arte da Universidade de Brasilia; Hillwood Museum, N.Y.; Paço das Artes, São Paulo. Entre suas exposições coletivas encontram-se: Decade Show, New Museum of Contemporary Art; Bienal Internacional de Pintura, Cuenca; Mexican Museum, San Francisco; Museo del Barrio, N.Y.; Museu de Arte Moderna (MOMA), N.Y.; Franklin Furnace, Nova York; Museo de Bellas Artes, Caracas; Bronx Museum of Art, N.Y.

Desde o dia 19 de outubro está sendo realizada uma exposição de obras de Josely Carvalho no Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri na cidade de Juazeiro do Norte. Salientando que a exposição foi visitada por mais de mil pessoas. A artista foi convidada para expor na região a partir de um projeto idealizado por Ana Mae Barbosa*, Arte Educadora Professora Doutora aposentada da USP e uma das pioneiras da arte-educação no Brasil e Fábio Rodrigues**, Arte – Educador Professor Doutor, titular da Universidade Regional do Cariri. Que serão os curadores da exposição.Segundo Josely, - que veio até a região para conhecer de perto as influencias e segmentações artísticas caririenses - a apreciação do convite partiu do desejo de conhecer a região e de reconhecer-se como artista no contexto da terra como um todo. “O artista tem a tendência de querer ficar nas grandes capitais, todavia, é interessante realizar esse tipo de pesquisa in loco para que não haja uma espécie de separatismo em relação a grandes e pequenos centros, afinal para se ter uma real visão de mundo precisamos, no sentido ético, de sentir a interação entre o lugar e nossa obra” ressaltou.

“Entre Telhas”

De 19 de outubro de 2007 a 6 de janeiro de 2008 no Centro Cultural Banco do Nordeste- Cariri- Rua São Pedro 337- Centro- Juazeiro do Norte - CE

Fone- 88-3512-2855

De terça a sábado das 13 as 21horas

Texto: Hermínia Rachel Saraiva

Publicação do cariricult: Dihelson Mendonça

.

Nenhum comentário: