TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

As maiores honrarias do Rio Grande do Sul são entregues à Fundação Casa Grande

Diário do Nordeste - Fortaleza(CE) 28 de novembro de 2007

Empreendedorismo social

Cearense recebe homenagens


Clique para Ampliar

A Casa Grande fará 15 anos em dezembro e atua com projetos nas áreas de comunicação, artes, memória e turismo. (Foto: Gustavo Pellizzon)

Alemberg Quindins recebe, hoje, no Rio Grande do Sul, várias homenagens pelo trabalho social realizado no Cariri

Nova Olinda. O presidente da Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Cariri, Alemberg Quindins, no município de Nova Olinda, recebe reconhecimento do Estado do Rio Grande do Sul, com as maiores honrarias do Estado, a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa; a Comenda Simões Lopes Neto, concedida pelo governo daquele Estado; e Troféu Acorde Brasileiro, oferecida pelo Programa Acorde Brasileiro.

A solenidade de entrega das homenagens acontece na manhã de hoje, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. A abertura do evento conta com a participação de diversos artistas brasileiros. Além de Alemberg Quindins, recebem a homenagem a cantora Inezita Barroso e J.C. Botteselli, de São Paulo, Paixão Côrtes e Ayrton dos Anjos, do Rio Grande do Sul.

A homenagem com a Medalha do Mérito Farroupilha é uma condecoração oferecida pela Assembléia Legislativa do Estado gaúcho para as autoridades que desempenham, com determinação e competência, importantes serviços. A Medalha existe desde 1995 e é a maior distinção do parlamento estadual. Já a Comenda Simões Lopes Neto faz referência ao maior jornalista e escritor regionalista do Rio Grande do Sul. Alemberg também destaca a ligação de Simões com o empreendedorismo social, com a criação de diversos projetos em Pelotas, entre os quais uma fábrica para confecção de materiais de vidro, onde as crianças da cidade de Pelotas estudavam meio expediente, com o objetivo de aprender o domínio de novas tecnologias.

Palestra

O diretor da Fundação Casa Grande fará a palestra de abertura do evento, às 9 horas desta quinta-feira, sobre “Escola de Gestão Cultural das Crianças do Sertão”, na qual fará uma abordagem da instituição, hoje uma das Organizações Não-Governamentais (ONGs), com trabalhos direcionados a crianças e adolescentes, mais bem-sucedidas do Brasil. A Casa Grande fará 15 anos no mês de dezembro e atua com projetos nas áreas de comunicação, artes, memória e turismo. Participam das atividades 70 crianças e adolescentes, do município, meninos do sertão, filhos de agricultores.

Entre os participantes do Programa Acorde Brasileiro estão grupos e artistas renomados de todo o País, como o Quinteto Violado, Luiz Carlos Borges, Vicente Barreto, Nilson Chaves, Carlos Malta, Almir Sater, Renato Borghetti, Lucinha Bastos, entre outros.

Música

Alguns músicos ministrarão palestras com temas relacionados à música regional, música brasileira de raiz, a formação musical, a cadeia produtiva na economia da música, a circulação da música no Brasil e em busca de soluções criativas.

“O importante nisso é a concepção do País como um todo. Não se faz mais um trabalho isolado”, diz Alemberg, ao fazer referência ao reconhecimento do trabalho vindo de um Estado do Sul do Brasil. O presidente da Fundação ainda destaca o compartilhamento de tecnologias humanas. Atualmente, conforme ele, se faz turismo social no Brasil inteiro. Somente ano passado, a Casa Grande teve um fluxo de mais de 28 mil visitantes de várias partes do País e do exterior. “A Fundação não é só um projeto de dimensão nacional. Também mantêm intercâmbio com a África e jovens de instituições da Itália”, ressalta.

Além dessas homenagens, a Casa Grande e Alemberg Quindins já receberam reconhecimentos internacionais na área de empreendedorismo social, com a Fellow Ashowa, de instituição americana, Líder Avina, da Suíça, e a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, como Cavalheiro da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, no ano de 2004.

Mais informações:
Fundação Casa Grande
Endereço: Avenida Jeremias Pereira, 444 - Centro, Nova Olinda-CE
(88) 3546.1333

7 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Alemberg faz jus a estas e outras futuras homenagens (que virão), pois seu trabalho é exemplar, pela qulaidade e honestidade, à frente da Fundação Casa Grande.
Ademais, é buonna persona, siempre!

Océlio Teixeira de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dihelson Mendonça disse...

Homenagem muitíssimo bem merecida, por este que sem sombra de dúvidas, já fez mais pela arte e cultura do Cariri no seu tempo de atuação, do que todos nós juntos. Só pelo trabalho de formação de platéia, eu lhe daria a maior comenda nacional.

Nova Olinda deveria se chamar Cidade Alemberg Quindins ( quem sabe no futuro ), e que este exemplo da "Casa Grande" pudesse ser seguido por todas as pequenas cidades Brasileiras.

Em Nova Olinda existem coisas que não existe em muitas capitais Brasileiras.

Parabéns merecidaemente, grande Alemberg Quindins!

Dihelson Mendonça

Marcos Vinícius Leonel disse...

Esses são os frutos
do trabalho e da dedicação.
Um exemplo para todos nós,
que tanto falamos a sós.

Marcos Vinícius Leonel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

O Casa Grande reúne alguns ingredientes que parecem seminais: a) um sonhador, visionário e militante (tem que ter as três juntos); b) uma sonhadora, militante e germinadora (os três juntos); c) crianças que querem e permanecem querendo; d) um território que alberga a cultura visionária da aridez que bordeja o fértil. Daí um país em transformação que sabe que as trilhas históricas têm que ser recriadas para que muitos novos caminhos sejam inventados em outros territórios. Outra coisa, o Rio Grande do Sul continua um povo e um território que permanece pensando na grande nação brasileira. Isso é um traço deste povo desde a Farroupilha, laços fortes na beira das fronteiras internacionais.

Océlio Teixeira de Souza disse...

A experiência da Fundação Casa Grande é uma demonstração de que o Brasil ainda pode dar certo. Vamos acreditar pessoal. "Nós podemos muito, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que virá." Parabéns Alemberg, Rosiane e todos que fazem a Fundação Casa Grande.