TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 28 de outubro de 2007

Irmandades negras no Cariri (a caixinha de vozes silenciadas)


Há pouco tempo surgiu aqui no blog uma bela postagem sobre São Benedito e (no campo dos comentários) foi iniciada uma pequena discussão acerca da contribuição cultural dos negros à região do Cariri. Lembrei imediatamente da linda Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Barbalha (que não existiria se não fosse a iniciativa dos negros da cidade), e Salatiel sugeriu que eu postasse algo sobre isso. Pois bem. Vou tentar escrever resumidamente e sem pretensões rigidamente historiográficas, ok?

Segundo o valioso Irineu Pinheiro, no próprio Congo já havia confrarias negras voltadas para a devoção à Nossa Senhora do Rosário, que fora introduzida na África através da catequese dos missionários portugueses. As irmandades religiosas eram muito comuns no Brasil do século XIX e no Ceará existiram muitas delas, com diferentes estatutos e obrigações. Uma das mais comuns era a de Nossa Senhora do Rosário, que tinha por hábito coroar escravos como reis e rainhas. Em Barbalha, a Irmandade admitia homens e mulheres de todas as condições e cores, mas apenas os negros podiam cuidar da administração; a Irmandade de Fortaleza, por sua vez, deixava explícito que só admitia pretos.

Crato também teve sua Irmandade do Rosário, cujo objetivo principal era edificar um templo em honra da Virgem. Chegaram a ser levantados os alicerces da construção que ficaria na Praça do Rosário (posteriormente transformada em “Três de Maio”, depois em “Juarez Távora” e onde, por fim, foi edificada a Igreja de São Vicente). Não se sabe por que a construção da igreja dedicada à Nossa Senhora do Rosário não vingou, mas temos outras informações interessantes sobre a Irmandade do Crato. Tendo acesso ao estatuto, por exemplo, vemos um pouquinho da estrutura organizacional, formada por dois núcelos: o primeiro, constituído de homens e mulheres livres; e o segundo, composto por escravos (que participavam com licença dos senhores) integrantes do séquito régio.

Dez anos antes (em agosto de 1860), Barbalha já havia fundado sua Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, também criada com o objetivo de construir uma igreja em honra à santa. Os alicerces da construção foram erigidos no mesmo ano, mas acabaram sendo destruídos pelas fortes chuvas. Além disso, a falta de recursos e a abolição da escravatura (e a conseqüente dispersão dos negros) impediram que fosse dada continuidade à obra. Em junho de 1892 a construção foi retomada em outro local, um terreno doado por Zuca Sampaio, que – juntamente com Totonho Filgueiras – ajudou a edificar a igreja, arrecadando o dinheiro e dirigindo a construção. Contudo, em 1910, um forte inverno fez as paredes e a torre do prédio desabarem. Posteriormente, em 1914, houve a Sedição de Juazeiro, quando muitas famílias deixaram Barbalha, inclusive a de Zuca Sampaio. A construção ficou parada durante algum tempo, até o retorno da família, em 1918. A igreja foi inaugurada, finalmente, em fevereiro de 1921 e só deixou de ser administrada pela família em 2004, quando seu gerenciamento passou a ser responsabilidade da Paróquia de Santo Antônio.

No livro “Casa de Mãe Iaiá III”, Alacoque Sampaio fala um pouco sobre a história da construção da igreja e assevera que a idéia inicial veio da Irmandade do Rosário. Da mesma forma, Irineu Pinheiro cita com freqüência os desfiles religiosos e a coroação dos reis em Crato, práticas que marcam até hoje nossa cultura...

Por que é que às vezes essas coisas são esquecidas, hein? Mais uma vez a gente percebe que existem pedaços de História perdidos (que podem até parecer inexistentes), mas às vezes podemos encontrá-los em alguma caixinha escondida e fechada, uma caixinha cheia de vozes que foram silenciadas e que têm o direito de receber de volta o dom da fala.

(a imagem foi tirada daqui: http://fiteiro.zip.net/arch2004-11-01_2004-11-30.html)

6 comentários:

aeronauta disse...

Obrigada pela sua visita lá no aeronauta. Grande abraço.

Armando Rafael disse...

Amanda:
Parabéns pela fidelidade às fontes históricas. Você foi feliz quando sintetizou a epopéia da construção da Igreja do Rosário de Barbalha:

"Em junho de 1892 a construção foi retomada em outro local, um terreno doado por Zuca Sampaio, que – juntamente com Totonho Filgueiras – ajudou a edificar a igreja, arrecadando o dinheiro e dirigindo a construção (...) A construção ficou parada durante algum tempo, até o retorno da família (Sampaio), em 1918. A igreja foi inaugurada, finalmente, em fevereiro de 1921 e só deixou de ser administrada pela família (Sampaio) em 2004"...

É esta a realidade sem fantasias! Padre Azarias Sobreira escreveu um opúsculo sobre Zuca Sampaio (intitulado, salvo engano, " Um aristocrata sertanejo"). Bem que a ilustre família Sampaio deveria reeditar o livro, para que as novas gerações conhecessem este grande caririense, a quem devemos a pitoresca e bela Igreja do Rosário...

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Viu, como valeu a sugestão. Ficou ótima a postagem. Um beijo carinhoso.

Carlos Rafael Dias disse...

Amanda, que belo artigo,uma pesquisa de fôlego, que merece ser escrita como tese...

Abraço!

Amanda Teixeira disse...

Obrigada pelos elogios!

Na verdade eu sabia um pouco da história da igreja graças a uma entrevista que D.Aída e D.Isolda (amabas da família Sampaio) concederam à equipe do IPHAN, da qual faço parte.

Depois coloquei apenas algumas referências que meu colega de trabalho (Jucieldo) indicou enquanto conversávamos sobre o assunto.

O que eu acho mais bonito disso tudo é a vontade popular aliada ao espírito empreendedor da família que ajudou a edificar o prédio. Dona Isolda e Dona Aída diziam sempre que é muito tocante a idéia de a igreja ter sido iniciada por uma irmandade negra e ter sido contruída apenas com doações da população de Barbalha.

É uma igreja realmente querida pela população da cidade, um prédio que tem vida de verdade.

Amanda Teixeira disse...

"Ações? O que eu vi, sempre, é que toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada"

(Guimarães Rosa)

_____________

Acho que na história da Igreja do Rosário é preciso lembrar disso.