TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 27 de outubro de 2007

Fhátima Santos - Tudo por uma interpretação !

Vendo que o meu nobre professor Pachelly jamacaru se empolgou por aquelas fotinhas que eu havia postado na matéria sobre o show da Fhátima, resolvi postar as de ontem para os apreciadores de FOTOGRAFIA:
( clique na foto para ampliar ! )





























Salve grande Diva da MPB ! - Que arraso! Que show de interpretação ontem !
Fotografia: Dihelson Mendonça


7 comentários:

jflavio disse...

Muito bom o Show, ela canta muito bem e o violão do Eduardo é sensacional, além do auxílio luxuoso do Dihelson. Vi ontem no CCBN. Só um adendo, ao falar no frevo a Fhatima confundiu com marchinha e o único frevo que cantou é baiano do Moraes Moreira."o teu cabelo não nega" , também, registrado por Lamartine Babo, foi roubado de pernambuco dos Irmãos Valença.Impossível esquecer da riqueza do frevo de pernambuco de Capiba, Livino Ferreira, J. Michiles, Nélson Ferreira, Baracho e tantos outros.

Dihelson Mendonça disse...

Olá, meu amigo J. Flávio, que bom que vc viu lá no CCBN ontem !

Não o vi por lá, apesar de o ter procurado na platéia, que tinha muita gente. Vi o João Nicodemos, e vi outras pessoas conhecidas também. Na verdade, também notei essa coisa do frevo, que para algumas pessoas, confundem com a marchinha. Marchinha de carnaval é uma coisa, e frevo é outra coisa. É até provável que na história do frevo, e isso eu irei pesquisar depois, se houve alguma relaçao entre a marcha e o frevo na evolução do estilo. Capiba , pelo menos, é um mestre do gênero e não poderia faltar àquela seleção da história da MPB que foi tão boa, sem querer desmerecer os outros apresentados.

Tirando isso, todos os gêneros foram bem representados. De Noel Rosa, pixinguinha, e até Chiquinha Gonzaga, e o ponto alto que achei foi na execução exatamente daquela canção de Chiquinha Gonzaga.

Obrigado pelo "auxílio luxuoso", mas ontem eu estava mais para fotografia do que para pianista, apesar da insistência dela em querer me levar ao palco.

E que bom que vc estêve por lá, sempre prestigiando o trabalho das pessoas daqui e de fora quando se apresentam no SESC e BNB. Isso é um gesto magnânimo da sua parte, pois sinto nos shows do BNB uma imensa falta de apoio, de solidariedade dos artistas locais, alguns deles, que só olham para o próprio umbigo, e dos coleguinhas de geração.

Já vi coisas fantásticas no BNB, trabalhos feitos com muito esmêro, que desejei que todo mundo tivesse lá pra ver e não foi quase ninguém, e já fui a shows terríveis, horripilantes de gente completamente sem talento, cheios de gente assistindo...

O pessoal daqui precisa se ligar mais nas coisas, e parar com essas briguinhas e inveja. Muitas vezes, um instrumentista não vai a um show de outro instrumentista que toca o mesmo instrumento, e um cantor não vai nem a pau... pra um show de outro cantor!

Isso é ignorância, é falta de... sei lá o quê! entendo que muitos não têm tempo, mas se vc, por exemplo, um médico, que raramente tem tempo para sair, consegue arrumar um tempinho, quanto mais quem vive de música, que só toca de quando em vêz...

Parabéns aos que prestigiam, apoiam e divulgam a ARTE, seja ela qual for: universal, regional.

Abraços,

DM

Dihelson Mendonça disse...

Complementando, meu caro J. Flávio,

Esqueci de dizer: O Eduardo realmente toca "um violão da peste!" , dá pra botar pra correr um bocado de gente que se mete a tocar esse instrumento. E ele é um garoto, 20 anos de idade... que maravilha! E o som do violão ? ele usa o mesmo sistema dos grandes Lula Galvão, Romero Lubambo, por isso tem aquele somzão.

Abraços.

socorro moreira disse...

Nunca vou esquecer a noite de quinta-passada!(sorrindo)
Poucos me tiram de casa...
Ela iniciou o show perguntando aa platéia o que era a música...Aí lembrei de uma definição do meu amigo , e grande musicólogo, Cristiano Câmara:"A música é a linguagem universal da emoção"!
Ela mostrou que todos os estilos, podem ser cantados lindamente!
Particularmente, quero um CD da Fáthima, cantando " Bossa Nova".

Dihelson Mendonça disse...

Minha cara Socorro,

Vou lhe presentear com o DVD da Fhátima Santos, que amanhã lhe entregarei. Nele, interpretações belíssimas das canções de Chico Buarque de Hollanda.

Quando ela interpreta "Oh Pedaçõ de mim" é impossível que algum ser humano não chore! Foi uma das mais arrebatadoras interpretações que eu já vi na MPB, e depois ela me explicou o motivo forte disso, e eu depois lhe explico também, e vc vai entender.

Sem palavras...

Amanhã Terça-feira, passo por aí.

Abraços,

Dihelson Mendonça

socorro moreira disse...

Dihelson,

Adorei quando a Fáthima fez alusão ao seu talento, reconhecido mundialmente!
Que bom que o mundo saiba, que escondidinho na toca cratense, você toca Chopin , Jobim, e tudo que é bom... magistralmente!

Dihelson Mendonça disse...

Muito obrigado, minha cara amiga Socorro!

Na verdade, esse Crato tem um imã que faz com que a gente não queira sair daqui. Tenho um convite para Los Angeles em 2008 com uma cantora de Jazz, e já estou preocupado em ter que deixar a terrinha aqui nem que seja por um mês...

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça