TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 30 de julho de 2007

O Cinema de luto: Bergman "The end" !

Ernst Ingmar Bergman (Uppsala, 14 de Julho de 1918Fårö, 30 de Julho de 2007)
Estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou por teatro, e mais tarde, por cinema. Iniciou a sua carreira em 1941, escrevendo a peça de teatro "Morte de Kasper" e, em 1944, escreveu o primeiro argumento para o filme "Hets". Realizou o primeiro filme em 1945, "Kris".
Os seus filmes lidam geralmente com questões existenciais como a mortalidade, solidão e fé. As suas influências literárias vêm do teatro: Henrik Ibsen e August Strindberg.
Teve um romance com Liv Ullmann, com quem teve uma filha. Dirigiu a atriz em dez filmes, o primeiro dos quais foi Persona.
Talvez o melhor comentário sobre Ingmar Bergman tenha partido de Jean-Luc Godard:
"O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de equipe. O diretor está só diante de uma página em branco. Para Bergman estar só é se fazer perguntas; filmar é encontrar as respostas. Nada poderia ser mais classicamente romântico". (Jean-Luc Godard, "Bergmanorama", Cahiers du cinéma, Julho - 1958). [1]

Bom momento para rever clássicos como: "O Sétimo selo", "Morangos Silvestres"," Fanny e Alexander"," Gritos e Sussuros", "Sonata de Outono" e outros que podem estar disponíveis no Sebo Alan Poe (de Manel, no Jota).

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Uma perda realmente lastimável, mas ele viveu longa e intensamente, e deixou obras realmente fantásticas. Quem não se comove ao assistir por exemplo O SÉTIMO SELO, ou MORANGOS SILVESTRES ?

Ingmar Bergman, descanse em paz. Sua obra enobrece a raça humana!

PAZ!